fbpx

Tudo sobre captadores de guitarra e baixo – P.3: Saída de captação

O que significa um captador ser de alta saída ou de baixa saída? Um captador de alta saída envia um sinal mais forte para o amplificador, o que resulta numa distorção mais rápida. Os captadores doublecoil originalmente têm uma saída maior que os single-coil, contudo nos dias atuais existem modelos single-coil que conseguem rivalizar com a saída dos dual-coil.

[alert color=”red” icon=”fa-music”]Conheça o nosso Pack especial de guitarra. Curso iniciante + curso intermédio. Clique aqui.[/alert]

Por exemplo, se ligar a sua guitarra com captadores single-coil de média saída num amplificador, irá ouvir um som limpo independentemente da força com que toca. Se alterar para uma guitarra com humbuckers de alta saída, poderá ouvir uma ligeira distorção no som, mesmo com as definições do amplificador iguais. E se utilizar captadores uma uma saída muito alta, então deverá ouvir a distorção sempre.

Mas claro você consegue obter sons muito distorcidos com single-coils de média saída, utilizando um amplificador com um som mais distorcido ou com um pedal de distorção claro. Jimi Hendrix por exemplo, criou distorções extremas e feedback com captadores single-coil vintage, tocando com um pedal fuzz e aumentando o amplificador para lá do ponto de distorção.

Captadores de alta saída
Captadores de alta saída

Por outro lado, também pode ter um som super limpo de um captador de alta-saída utilizando um amplificador desenhado para não distorcer. Mas de uma forma geral, músicos de rock agressivo e metal são utilizadores frequentes de captadores de alta-saída. Não irá ouvir muito falar de captadores de baixa-saída já que existem alguns pontos fracos nos mesmos, mas o termo “média saída” serve para identificar os captadores com a saída mais baixa utilizados.

São os captadores de alta saída melhores que os de média saída?

Por vezes é para determinados tipos de música. Contudo, saídas mais altas traduzem-se em timbres mais negros. Você deveria experimentar algumas guitarras com captadores de alta-saída e de média-saída. Desta forma você facilmente iria identificar qual o melhor tipo para si e para a música que você toca.

O que são captadores ativos e captadores passivos?

Os captadores ativos contêm uma pré-amplificação alimentada a bateria que aumenta a saída do captador e desenha o seu timbre. Estes são os captadores de saída mais alta disponíveis. Os captadores ativos minimizam o ruído e aumentam o sinal, contudo muitos preferem o som mais suave dos captadores passivos.

Os captadores ativos são ótimos a criar distorção enquanto mantêm um som afiado, com um ataque bem definido, por isso vários músicos de metal e hard rock os adoram.

Parte 4

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.