fbpx

Três primeiros acordes de guitarra

Por incrível que pareça, quando conseguir dominar o “truque dos três acordes” estará apto para impressionar os seus amigos com uma sequência de 3 simples acordes e tocar literalmente centenas de músicas com eles. Sem entrarmos demasiado na teoria, cada escala maior contém três acordes que formam a base do truque dos três acordes: O primeiro acorde (I) ou tónica, o quarto acorde (IV) ou acorde subdominante, e o quinto acorde (V) ou acorde dominante.

Na tonalidade de Sol, estes acordes são o Sol (I), o (IV) e o (V). Os acordes I, IV e V são normalmente referidos como “acordes primários” em qualquer tonalidade. Uma vez que domine estas formas, o próximo passo é aprender a trocar de acordes rapidamente. Pense um momento na distancia que cada dedo tem de se movimentar. Não desanime se de inicio parecer uma tarefa impossível, um pequeno segredo… Qualquer guitarrista passa por isso!

Então vamos lá ver a forma destes três acordes de guitarra:

Conheça o nosso Pack especial de guitarra. Curso iniciante + curso intermédio. Clique aqui.

Sol maior (G)
Este acorde requer uma grande distância entre o segundo e o terceiro dedo. Provavelmente achará complicado de inicio, portanto seja paciente. Com calma estará a tocálo de olhos fechados (literalmente). Sol maior - Acordes de guitarra
Sol maior
 Dó maior (C)
Toque cada nota individualmente para se assegurar que não está nenhuma nota a trastejar (som não limpo) ou se não está a abafar alguma corda incorrectamente. Tente ajustar o ângulo dos seus dedos para que todas as notas saiam com um som limpo. Mais uma vez não se esqueça, tenha calma e persistência, o som sairá perfeito com o tempo. Não se esqueça de abafar a sexta corda, pode utilizar o seu polegar para encostar levemente na corda por cima ou o seu dedo 3.
  Dó maior - Acordes de guitarra
 Dó maior diagrama
Ré maior (D)
Assegure-se que a ponta do seu dedo 3 está recto quando toca este acorde. Se estiver ligeiramente inclinado poderá tocar na corda de cima e abafar a mesma. Foto ré maior - Acordes de guitarra
 Diagrama de Ré maior para guitarra

Nome dos acordes: Na notação universal são utilizadas letras em vez dos nomes das notas como conhecemos (Dó, Ré, Mi…). As letras utilizadas são as 7 primeiras letras do alfabeto (A. B, C, D, E, F, G), sendo que as letras correspondem às seguintes notas: C=Dó, D=Ré, E=Mi, F=Fá, G=Sol, A=Lá e B=Si; O nome da primeira nota de cada acorde (tónica) dá o nome ao acorde, isto significa que se a tónica de um acorde é a nota G (Sol) esse acorde será um acorde de Sol. O termo maior não é normalmente incluído nos símbolos dos acordes (C, G, D), ao contrário dos acordes com sétima e dos acordes menores. Então o acorde de Dó maior por exemplo é escrito “C”.

Músicas famosas que utilizam o truque dos três acordes

A seguinte lista mostra alguns clássicos que podem ser tocados com o truque dos 3 acordes:

  • Blue Suede Shoes Elvis Presley;
  • Johnny B Goode Chuck Berry;
  • Bye Bye LoveThe Everly Brothers;
  • Wild ThingThe Troggs/ Jimi Hendrix;
  • Peaceful Easy FeelingThe Eagles;
  • Sweet Home AlabamaLynyrd Skynyrd;

Clique aqui para ver o nosso artigo: Como tocar guitarra – Guia definitivo.

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.