Três acordes de guitarra dominantes
Vamos agora conhecer um tipo de acordes muito importantes – Os acordes dominantes. Os acordes dominantes são normalmente denominados acordes 7(sete), por exemplo “Mi sete” significa acorde de Mi maior com sétima dominante, neste caso a cifra é representada assim: -E7. Os acordes dominantes consistem numa tríade maior com uma sétima menor, para entender mais da teoria clique aqui. Este tipo de acorde contém dissonância (em música acorde dissonante refere-se a um acorde instável), o que faz deste tipo de acorde, uma ótima opção para acordes de transição. Cria tensão, que por sua vez cria movimento harmónico.
Normalmente, o acorde dominante era usado como V7 acorde que se resolvia de volta ao acorde I quando se pretendia a libertação da tensão harmónica. Contudo, com a influencia crescente do blues e do jazz, onde progressões inteiras de acordes usam frequentemente todos os acordes com sétima, os nossos ouvidos habituaram-se a aceitar os acordes dominantes como tónica (I). Qualquer grande artista de blues não vai tocar uma tríade maior quando pode inserir também uma sétima. Mas mesmo que o blues não seja algo que lhe agrade, os acordes dominantes são acordes que ocorrem em qualquer estilo musical, portanto deverá começar a dominá-los.
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E7 (Mi 7 dominante)
A versão mais básica deste acorde é um Mi maior sem o dedo 3. Contudo, podemos adicionar o quarto dedo para dar ao acorde uma intenção dominante maior.
A7 (Lá 7 dominante)
Assegure-se que não abafa nenhuma das cordas soltas do acorde. Não se esqueça que a sexta corda deve ser abafada.
B7 (Si 7 dominante)
Este vai ser bastante difícil de inicio, mas treine devagar e concentre-se em abafar a sexta corda e em não abafar a segunda.
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