Ritmos básicos na guitarra para iniciantes

13 Maio, 2016 Guitarra 953 Visualizações
Parte 1

Parte 2

Existem duas coisas que você precisa saber para tocar músicas na guitarra: Acordes e padrões rítmicos. Um acorde é um conjunto de notas que quando tocadas em simultâneo produzem um som particular. Muitas músicas consistem apenas em três ou quatro acordes.

Um padrão rítmico é um padrão que consiste em tocar as cordas da guitarra de uma determinada forma com a palheta ou com os dedos. O padrão rítmico determina o ritmo da música. Pode tocar com os seus dedos ou com uma palheta.

Tocar com os dedos

Existem várias formas de tocar ritmos com os dedos. Aqui está a forma mais comum: aproxime o seu polegar do seu dedo indicador. Mantenha os restantes dedos encostados uns nos outros. Passe com os dedos pelas cordas da guitarra de cima para baixo, de forma a que o contacto seja feito com as unhas dos seus dedos indicador, dedo médio e anelar. Depois passe a mão de baixo para cima de forma a que seja a unha do polegar a criar o contacto com as cordas.

Tocar com a palheta

Segure a palheta com os dedos polegar e indicador. Aperte com pouca força, apenas a suficiente para que a palheta não lhe salte da mão. Com a ponta da palheta apontada para as cordas da guitarra, movimente a mão pelas cordas de cima para baixo e de baixo para cima.

Essenciais

Existem muitas variações de padrões rítmicos e em diferentes fórmulas de compasso. Nestes vídeos apenas iremos mostrar no tempos 4/4, o mais comum.

Não se esqueça de guardar um tempo para praticar os padrões rítmicos todos os dias.

Sobre o autor

Artigos relacionados

0 Comentários

Ainda sem comentários

Podes ser o/a primeiro/a a comentar este post!