
Progressão de acordes com pestana
Last Updated on 25 Março, 2019 by Ricardo Frade
Mais cedo ou mais tarde irá deparar-se com alguma música que contenha um acorde com pestana. Uma vez que esteja confiante a utilizar os acordes com pestana provavelmente não quererá tocar mais acordes abertos, pois o acordes fechados têm um som mais rico, e além disso tem um controlo maior sobre o acorde quando quiser tocar ritmos mais complexos. Vamos aos exemplos, não se esqueça que terá de começar bem devagar para se habituar ao novo movimento que terá de fazer com os dedos para montar estes tipos de acordes.
Conheça o nosso Pack especial de guitarra. Curso iniciante + curso intermédio. Clique aqui.
Progressão de acordes 1
Uma dica importante é tentar evitar movimentos desnecessários – por exemplo nesta progressão quando muda de Dó para Fá, o seu dedo anelar já está na posição correta, então concentre-se em mover apenas os restantes dedos. Isto será muito difícil de inicio porque ainda pode não ter grande independência dos dedos, mas com prática diária é muito rápido conseguir fazer isto.
Não se esqueça de tomar atenção ao ritmo da pauta.
Dica: Mantenha o seu braço direito em constante movimento a marcar o ritmo, como se se tratasse do pêndulo de um relógio, mesmo quando não tem de tocar as cordas, isto irá ajudá-lo a manter-se dentro do tempo.
Progressão de acordes 2
A maior dificuldade nesta progressão é mudar do acorde de Mi maior aberto para o acorde de Lá maior com pestana porque tem de escalar o braço da guitarra. Aproveite a pausa no ritmo para preparar o acorde.
Dica: Quando tiver de tocar dois acordes com barra semelhantes (mesmo formato) basta manter o formato, desapertar as cordas e mover o formato que os seus dedos estão a fazer para o novo local, assim evita movimentos desnecessários.
Clique aqui para ler o nosso artigo: Como tocar guitarra – O guia definitivo.[
Progressão de acordes 3
Por fim esta progressão utiliza todos os formatos de acordes com pestana que vimos até aqui.
A verdade é que de inicio será realmente difícil tocar estas progressões, mas a boa noticia é: – você estará apto rapidamente se treinar um pouco todos os dias. Acredite que isto é pura e exclusivamente uma questão de prática, você também consegue com toda a certeza. Quanto mais treinar mais rápido conseguirá. Mas não se esqueça que quanto mais devagar e com calma treinar mais rápido os progressos aparecem.