fbpx

Posição das mãos no violão ou guitarra acústica

É importante adotar uma boa postura de mãos no violão. Isto irá melhorar a sua execução e pode prevenir lesões a longo prazo.

Conheça o nossos cursos de guitarra clicando aqui.

Mão esquerda

A mão esquerda percorrerá o braço do violão mantendo sempre o polegar atrás, de forma que a ponta desse dedo não seja visível por alguém que esteja à frente do guitarrista.

Mão esquerda na guitarraAs cordas devem ser premidas com os dedos bem curvos, excepto quando se fizerem posições com BARRA(pestana), nas quais o dedo indicador premirá as cordas na posição vertical. As unhas devem estar cortadas para os dedos premirem as cordas sem dificuldade.

Polegar no braço da guitarra

Acorde Fá sustenido

A posição correta dos dedos, assim como a força empregue para premir as cordas, são de grande importância para obter uma boa sonoridade. A pressão do dedo polegar no braço do violão deve estabelecer o equilíbrio com a pressão dos outros dedos que primem as cordas. Com a prática aprenderá a empregar a pressão mais conveniente.

Mão direita

Dedos da mão direita na guitarra

Coloca-se a mão direita junto à boca do violão, de forma a que o dedo  a (anelar) toque na primeira corda, o m (médio) na segunda e o i (indicador) na terceira. Com estes três dedos curvados puxam-se as três primeiras cordas em direcção à palma da mão. Com este movimento as cordas soltam-se e ficam a vibrar produzindo assim o som desejado.
Mão direita no violão
As três primeiras cordas poderão ser tocadas simultaneamente ou uma de cada vez (harpejado), dependendo isto da forma que se deseje fazer o acompanhamento.

Mão direita no violão
As outras três cordas (RÉ – LÁ – MI) tocam-se com o dedo p (polegar) que pressionará uma de cada vez com a parte exterior polposa de falangeta. Se o dedo polegar pulsar a corda apoiando-se na corda inferior seguinte, a pulsação chama-se apoiada, se for feita da corda para o exterior e o dedo ficar sem apoio a pulsação chama-se simples.

Veja tudo o que precisa de saber para tocar guitarra clicando aqui.

 

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.