fbpx

Escalas de guitarra

Não Percas! Pack de dois cursos de guitarra.

Neste tutorial vamos mostrar um padrão na primeira posição das escalas de guitarra mais comuns na guitarra ou violão. A escala maior a escala menor natural, a pentatónica maior e pentatónica menor. Vamos mostrar os padrões da escala de guitarra maior, menor, pentatónica maior e pentatónica menores na primeira posição. Com estes padrões pode encontrar qualquer escala maior, menor, pentatónica menor e pentatónica maior no braço da guitarra, basta para isso mover o padrão de casa em casa. A escala maior na guitarra deve ser a primeira a ser aprendida, porque esta escala é considerada o ponto de partida quando montamos acordes ou outras escalas.

Escalas de guitarra
Nesta imagem temos a escala de Dó maior porque a nota de partida é a nota Dó. Se movermos este padrão uma casa para a direita temos a escala de Dó sustenido maior, e por aí adiante. A escala será a escala da nota em que coincidem os sinais vermelhos. Agora vamos ver o padrão da escala menor natural.

Escalas de guitarra
Da mesma forma se movermos o padrão temos outra escala menor natural, dependendo da nota de raiz. De seguida a escala pentatónica menor.

escalas de guitarra
E por fim a escala pentatónica maior na guitarra.

Escalas de Guitarra

Decore estes padrões e assim conseguirá encontrar as escalas maior, menor e pentatónicas de qualquer nota no braço da guitarra. Decorar estes padrões é o segredo do improviso na guitarra ou no violão. Mais tarde iremos ver mais escalas, outras posições e falar de cada uma mais aprofundadamente.

Saiba tudo o que precisa de saber para ser um guitarrista com o nosso guia definitivo. Clique aqui para ler o artigo.
Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.