Back

Marcar o ritmo

O ritmo é Rei, ponto. Sem ritmo não existe música; uma batida forte sem melodia ou harmonia pode ainda assim fazer as pessoas saltarem e dançarem. Então assegure-se que entende o conteúdo rítmico de tudo o que tocar – se não conseguir marcar o tempo de uma música com certeza não conseguirá tocá-la. Se ganhar o hábito de marcar o ritmo (com o pé) antes de tocar, pode ficar certo que a sua habilidade musical ficará muito melhor. A notação rítmica foi abordada não aula de leitura de tablaturas, mas vale a pena voltar atrás e assegurar que sabe bem como ler as notas e as pausas antes de avançar para tópicos mais avançados.

Estes exercícios que vamos apresentar servem para treinar o seu sentido rítmico. Os exercícios consistirão no seguinte: – irá marcar os 4 tempos de cada compasso com o seu pé, e baterá palmas nas notas anotadas. Não se preocupe se achar difícil de inicio, é perfeitamente normal, no entanto é extremamente importante desenvolver o seu sentido rítmico para tocar qualquer instrumento. Quando saltamos uma batida num tempo (quando temos uma pausa em vez de uma batida), esse “salto” chama-se síncope, e é utilizada em quase todos os estilos musicais. Então vamos lá aos exercícios.

Conheça o nosso Pack especial de guitarra. Curso iniciante + curso intermédio. Clique aqui.

Exemplo 1

O primeiro compasso tem as pausas no segundo e quarto tempos, já no segundo compasso as pausas são no primeiro e terceiro tempos. Comece por treinar um compasso de cada vez. Então sendo assim irá bater o seu pé de forma regular em cada tempo, e baterá uma palma no primeiro e quarto tempos (isto no primeiro compasso), já no segundo baterá a palma no segundo e terceiro compassos.

Manter o ritmo

Exemplo 2

Agora o primeiro compasso consiste em colcheias. Este exemplo pode ser um pouco mais difícil mas com um pouco de treino conseguirá rapidamente. O seu pé continuará a marcar 4 tempos, mas irá bater duas palmas por cada tempo. Conte em voz alta e inclua um “e” entre os tempos e bata palma nesses “e” também. No segundo compasso só bate a palma no “e”.

Manter o ritmo 2

Para melhor entender os ritmos e as notas musicais aconselhamos que veja os nossos tutoriais sobre como ler partituras. As notas musicais.

Clique aqui para ver o nosso artigo: Como tocar guitarra – Guia definitivo.

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PACK NATALDurante o mês de Dezembro consegue todos os nossos Songbooks como prenda de natal.