Back

Mãos Pequenas Demais Para Tocar Guitarra?

Não Percas! Pack de dois cursos de guitarra.

Serão as minhas mãos demasiado pequenas para tocar guitarra?”. Esta é uma das perguntas mais frequentes de quem está a começar a aprender a tocar guitarra. No início parece ser uma tarefa Herculana. Pode levar algum tempo até treinarmos as nossas mãos a ficarem acostumadas aos movimentos e posições necessários para tocar guitarra.

Nesse momento é fácil ver guitarristas profissionais e ter a impressão as mãos deles são melhor “desenhadas” para tocar guitarra que as nossas. Talvez a pergunta mais frequente dos adultos que querem aprender a tocar guitarra seja: “Será demasiado tarde para aprender?”. Mas muito provavelmente a segunda é: “Serão as minhas mãos demasiado pequenas para tocar guitarra?”. A resposta é invariavelmente não, e vamos ver porquê.

Tocar Guitarra Com Mãos Pequenas

Todos somos ligeiramente diferentes uns dos outros. Algumas destas diferenças dão-nos algumas vantagens em áreas específicas e algumas trazem algumas desvantagens. Mas poucas são limitantes.

Uma pessoa com mãos muito pequenas pode não conseguir cobrir o braço da guitarra da mesma forma que alguém com mãos maiores. No entanto pode ter mais facilidade em tocar acordes cujas notas estão demasiado juntas no braço da guitarra.

Guitarristas Famosos Com Mãos Pequenas


Temos vários exemplos de guitarristas famosos com mãos de todos os tamanhos. Prince e Angus Young são dois casos de guitarristas com mãos pequenas que atingiram um sucesso enorme.

Não Existe Mão Pequena Demais Para Tocar Guitarra

Basta fazer uma visita ao youtube para encontrar inúmeros vídeos de crianças a tocar peças clássicas na guitarra. Normalmente as guitarras parecem enormes em proporção ao corpo da criança – o mesmo se aplica a crianças a tocar piano. Claramente as mãos destes pequenos virtuosos não são demasiado pequenas para tocar guitarra.

Crianças e adultos com mãos pequenas têm de fazer um movimento maior ao longo do braço da guitarra, mas isso não é um impedimento, apenas uma característica.

Guitarristas Com Problemas Físicos

Um dos melhores exemplos de superação é o caso de Django Reinhadt. Aos 18 anos de idade os dedos anelar e mindinho da sua mão esquerda ficaram paralisados devido a uma queimadura.

Apesar do seu acidente este continuou a desenvolver as suas capacidades na guitarra. Adaptou-se às suas novas restrições utilizando apenas o dedo indicador e médio.

Django tornou-se um dos melhores guitarristas de todos os tempos.

Conclusão

Tenha o leitor umas mãos pequenas ou grandes, é extremamente improvável que o tamanho delas seja um fator limitativo.

Ao invés de focar a sua atenção no tamanho das suas mãos, foque a atenção em desenvolver a sua técnica na guitarra. As suas mãos irão adaptar-se com prática e repetição.

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

    2 Comentários

  1. 27 Agosto, 2020
    Responder

    Gostaria de ter informação relativamente a modelos de guitarra mais indicados para mão “sapuda”: Estou, sobretudo, a pensar na largura do braço. O braço da guitarra clássica é + largo. O da guitarra elétrica + estreito. Haverá um meio termo (modelo de guitarra eletro-acústica)?
    Obrigado.
    José Araújo

  2. 23 Setembro, 2020
    Responder

    Sla parece impossível, mas vou tentar tocar na guitarra, eu volto daqui 3 anos e falo se casa consegui. Hoje é dia 23 de setembro de 2020 hehe até 2023 se eu não pegar corona né.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PACK NATALDurante o mês de Dezembro consegue todos os nossos Songbooks como prenda de natal.