Intervalos Musicais na Guitarra

3 Março, 2017 Guitarra 213 Visualizações

A estrutura da música começa com os intervalos musicais. Os intervalos musicais são a fundação de toda a estrutura musical posterior. Todas as estruturas musicais podem ser definidas pelos seus intervalos musicais. Vamos considerar alguns intervalos. O intervalo entre duas notas iguais é chamado de uníssono. Quando afinamos as cordas da guitarra e utilizamos outra nota como referência estamos a utilizar uníssonos.

Depois temos a distância de um traste – por exemplo, a distância entre a primeira casa de qualquer corda e a segunda. Esta distância é conhecida como meio tom. A distância de dois trastes então é conhecida como um tom. Então podemos aprender cada intervalo musical pelo seu nome, som e forma.

Os intervalos simples são aqueles que estão dentro de uma oitava. Existem doze meio tons por oitava na música Ocidental, então há um total de treze intervalos possíveis. Em baixo estão os intervalos musicais em relação à nota Sol no braço da guitarra.

Intervalos Musicais Maiores e Justos

Oitava guitarra

Oitava

2 Maior Guitarra

2ª Maior

3 Maior Guitarra

3ª Maior

4ª Justa Guitarra

4ª Justa

5ª Justa

5ª Justa

6ª Maior guitarra

6ª Maior

7ª Maior Guitarra

7ª Maior

Estes são os intervalos que a escala maior contém.

Tónica – G
2ª Maior – A
3ª Maior – B
4ª Justa – C
5ª Justa – D
6ª Maior – E
7ª Maior – F
Oitava – G

A escala maior é feita de quatro intervalos justos e de quatro intervalos maiores.

Intervalos Menores

2ª Menor guitarra

2ª Menor

3ª Menor na guitarra

3ª Menor

7ª Menor Guitarra

7ª Menor

Podemos utilizar intervalos maiores e menores para criar uma variedade de escalas e modos. A escala menor natural contem:

Tónica – G
2ª Maior – A
3ª Menor – Bb
4ª Justa – C
5ª Justa – D
6ª Menor – Eb
7ª Menor – F
Oitava – G

Ao reconhecer e entender os intervalos podemos montar escalas e acordes mais rapidamente. Se quatro intervalos justos mais quatro intervalos maiores criam a escala maior, seria de pensar que quatro intervalos justos mais quatro intervalos maiores criariam a escala menorFaz sentido na lógica. Mas está errado. Assim como qualquer linguagem, a música tem as suas excepções. A escala menor natural é formada por uma 3ª menor, 6ª menor, 7ª menor mas com uma 2ª maior.

Depois de aprender os intervalos verá como eles combinam para criar várias estruturas musicais e irá aprender a reconhecê-los por ouvido.

Sobre o autor

Artigos relacionados

0 Comentários

Ainda sem comentários

Podes ser o/a primeiro/a a comentar este post!