fbpx

Escala pentatónica menor (Vídeo inc.)

A escala pentatónica menor é a escala mais utilizada na guitarra. Isto acontece no blues, no rock, no country e no jazz, então é bom aprendermos esta escala primeiro. O nome desta escala “Penta” significa que esta escala contém cinco notas. A escala pentatónica menor tem uma importância vital para os guitarristas, não apenas utilizada para criar riffs e progressões de acordes mas, mais importante, solos; É com esta escala que a maioria dos guitarristas fazemos os seus primeiros improvisos. As escalas são descritas por intervalos, o que as torna mais fácil de compreender em termos musicais.

Conheça o nosso Pack especial de guitarra. Curso iniciante + curso intermédio. Clique aqui.

A escala pentatónica menor é constituída pelos seguintes intervalos: 1 (tónica); b3 (Terça menor); 4 (Quarta Justa); 5 (Quinta Justa); b7 (Sétima menor). Existem 5 padrões (desenhos) para cada escala na guitarra. Vamos só ver um por agora. Decore bem este antes de querer aprender mais, aprenda com calma e tente criar algo com este padrão antes de avançar para outro.

Diagrama

Já aprendermos a ler os diagramas, se não se recorde clique na hiperligação para rever. Neste caso a tónica (nota a vermelho) está na nota Ré, o que significa que na ilustração está a ver a escala pentatónica menor de Ré. Se mover este padrão para a esquerda ou para a direita obtém a escala pentatónica de outra nota. Por exemplo, se desce o desenho duas casas, a nota vermelha passa a ser o Dó, então teríamos a escala pentatónica menor de Dó.

Escala pentatónica menor

Pentatónica menor de Mi

Vamos ver dois exemplo da mesma escala, a escala pentatónica menor, porém veremos a escala pentatónica menor de Mi e a de Lá. Esta primeira utiliza cordas soltas já a de Lá não utiliza cordas soltas. Repare que o desenho na guitarra é igual para ambas. Dica:Experimente cantar as notas quando as toca, isto irá desenvolver o seu ouvido e irá ajudar a interiorizar o som da escala.
Tablatura pentatónica menor de Mi
É importante tocar sempre com palhetada alternada, ou seja, toca uma vez com a palheta na direção cima-baixo e depois baixo-cima.Intervalos

1 – Tónica

b3 – Terça menor

4 – Quarta Justa

5 – Quinta Justa

b7 – Sétima menor

Pentatónica menor de Lá

Repare que na escala pentatónica menor de lá não temos cordas soltas. Assim é mais fácil visualizar o desenho no braço da guitarra.
Pentatónica menor de Lá
Dica:Quando treinar escalas ou qualquer outro exercício de digitação, mantenha os dedos sempre próximos das cordas. Comece devagar, muito devagar mesmo para progredir mais rápido. Tenha atenção para não afastar demasiado os dedos das cordas após tocar as notas, isto no futuro poupará esforço aos dedos o que permitirá tocar com muito vais velocidade passagens rápidas.

Clique aqui para ler o nosso artigo: Como tocar guitarra – O guia definitivo.

Treine bastante e com muita calma esta escala. Treine até que não tenha de pensar muito nas notas a tocar, seja quase automático. Esta escala será muito utilizada mais em frente com Riffs e solos daí a sua importância. Não é obrigatório você ler partituras, mas será uma mais valia enorme para o seu desenvolvimento conseguir ler. Se quiser veja o nosso curso de teoria musical ou o nosso canal no youtube e inscreva-se para saber mais. Nos nossos tutoriais também encontra vários sobre como ler partituras.

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.