Back

Diferenças no estudo da guitarra acústica e da guitarra elétrica

Entre os vários elementos a considerar quando se pratica guitarra, estão as semelhanças e as diferenças entre guitarra acústica e guitarra elétrica. Apesar de muitos guitarristas estarem satisfeitos em tocar apenas um dos instrumentos, muitos músicos gostariam de melhorar as suas habilidades em mais do que um tipo de guitarra. Entender as melhores formas de abordar o estudo da guitarra acústica e da guitarra elétrica irá ajudá-lo a evitar tempo a “adivinhar” como praticar cada instrumento utilizando o método de tentativa e erro, fazendo acelerar a sua aprendizagem.

Semelhanças no estudo da guitarra acústica e da guitarra elétrica

A verdade é que o processo de aprendizagem entre guitarra elétrica e guitarra acústica tem mais semelhanças do que diferenças. A razão é que os passos necessários para treinar as suas mãos e o seu cérebro a fazer coisas que nunca fez antes são essencialmente os mesmos. Especificamente, aqui está uma lista de coisas que precisam de estar presentes no seu estudo de forma a que o mesmo seja eficaz, independentemente de estar a praticar a guitarra acústica ou a guitarra elétrica.

[alert color=”red” icon=”fa-music”]Conheça o nosso Pack especial de guitarra. Curso iniciante + curso intermédio. Clique aqui.[/alert]

  • Abordagem orientada a um objetivo – isto trata de estarmos cientes do que queremos alcançar na guitarra e abordar cada sessão de treino de guitarra como um passo na direção desse objetivo.
  • Rotinas de treino eficazes – apesar de alguns pontos específicos serem diferentes no treino da guitarra acústica em comparação à guitarra elétrica, existem alguns passos que tem de seguir de forma a criar a sua rotina de treino.
  • Uma forma de medir o seu progresso na guitarra – independentemente do instrumento que pratica, é necessário saber se está a fazer progressos com o seu esforço.
  • Mentalidade de ultrapassar obstáculos – no processo de aprendizagem da guitarra, você irá encontrar muitos problemas que têm de ser resolvidos, tanto na guitarra acústica como na guitarra elétrica. Saber como abordar estes desafios é essencial.

Os elementos anteriores são as peças fundamentais que precisam de estar presentes de forma a conseguir obter progressos na guitarra, independentemente de ser acústica ou elétrica, ou piano, ou um desporto, etc. Com isto em mente, também existem algumas diferenças que devem ser consideradas quando pratica guitarra elétrica ou guitarra acústica.

Diferenças no estudo da guitarra acústica e guitarra elétrica

Apesar de existirem várias habilidades comuns entre a guitarra acústica e a guitarra elétrica, também existem diferenças específicas que deve considerar quando pratica um dos instrumentos. Essencialmente, o domínio de cada instrumento exige um conjunto diferente de habilidades que é apropriado ao estilo específico que toca na guitarra elétrica ou na guitarra acústica.

Agora vamos ver uma lista das habilidades mais importantes se estiver a praticar guitarra acústica:

  • Praticar a troca de acordes – a fluência em trocar de acordes é a habilidade mais importante se estiver a praticar guitarra acústica. Enquanto que os acordes podem, e claro “são” tocados na guitarra elétrica também, o instrumento acústico depende muito mais deste elemento.
  • Aprender strumming e dedilhados – a maioria do tempo que toca guitarra acústica, a mão da palheta irá efetuar um conjunto diferente de técnicas daquelas que faz na guitarra elétrica. Em particular, você tem de determinar se a música que toca exige que desenvolva a sua habilidade com dedilhado ou strumming utilizando a palheta, ou ambos.
  • Expandir o seu vocabulário de acordes – isto significa aumentar o número de acordes que conhece e que consegue tocar na guitarra.
  • Adaptar-se a um maior espaçamento entre cordas, a uma ação mais alta e ao corpo mais largo da guitarra acústica – se dispensa muito tempo a praticar guitarra elétrica, precisará de focar-se em adaptar-se às diferenças físicas entre os instrumentos. Felizmente, isto é facilmente conseguido dispensando algum tempo a praticar na guitarra acústica.

Com os pontos anteriores em mente, aqui vai uma lista de elementos essenciais a praticar na guitarra elétrica:

  • Controlar sons indesejados das cordas – ao contrário da guitarra acústica, a guitarra elétrica apresenta o problema de necessitar que abafe as cordas que não estão a ser tocadas. Como o som da guitarra elétrica é amplificado, uma corda indesejada será muito mais percetível.
  • Trabalhar no bending e no vibrato – se há uma técnica que define a guitarra elétrica e marca a diferença mais clara da acústica, é o uso de bends e vibratos. Como guitarrista elétrico, você precisa de colocar uma boa quantidade de esforço a praticar estar duas técnicas de forma a fazer o seu som ser bom.
  • Desenvolver capacidade de improviso – diferentemente da guitarra acústica, na guitarra elétrica os guitarristas costumam improvisar muito. Isto exige que desenvolva um grande arsenal de capacidades, desde a técnica a fraseado e criatividade musical.
  • Adaptar-se a um menor espaçamento entre cordas, a uma ação mais baixa e a um corpo menor – apesar de parecer mais fácil tocar na guitarra elétrica, o facto é que como as cordas estão mais próximas umas das outras, é mais fácil tocar em cordas indesejadas e ou abafar cordas indesejadas.

Como pode ver, apesar das semelhanças, existem alguns pontos que deve focar de forma diferente se estiver a tocar cada um dos tipos de guitarra. Agora utilize este conhecimento quando estiver a praticar na guitarra acústica ou na guitarra elétrica.

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PACK NATALDurante o mês de Dezembro consegue todos os nossos Songbooks como prenda de natal.