fbpx

Diferença Entre Guitarra Clássica e Guitarra Acústica

Uma pergunta que recebo frequentemente dos nossos utilizadores é: Qual a diferença entre a guitarra clássica e a guitarra acústica? Vamos desvendar este segredo neste artigo. Em primeiro lugar temos de entender que ambas as guitarras são acústicas (produzem o seu som através da ressonância do seu corpo). Cá em Portugal utilizamos a palavra “Guitarra” para designar estes instrumentos. No caso do Brasil, a palavra para as guitarras de característica acústica são chamadas de “violão”.

As Cordas Da Guitarra Clássica

Não Percas! Livro de cifras: Êxitos da música portuguesa.

Comecemos pela guitarra clássica: A guitarra clássica possui um corpo de madeira, e cordas de nylon. As cordas de nylon são bastante confortáveis de tocar. Já as guitarras a que chamamos “acústicas” possuem cordas de aço. Esta é a característica que mais diferencia os dois tipos de guitarra. O tipo de corda altera de forma significante o timbre e o conforto a tocar.

As cordas de nylon, utilizadas na guitarra clássica, possuem um som bastante “meloso”. Estas guitarras são especialmente indicadas para quem toca música clássica, flamenco e outros estilos que utilizem maioritariamente dedilhados.

As Cordas da Guitarra Acústica

As cordas de aço, por outro lado possuem um som bastante mais “brilhante” e são indicadas para os estilos de música popular. Normalmente tocamos com uma palheta as cordas de aço.

Por usar cordas de nylon, a guitarra clássica é mais confortável de tocar. A guitarra com cordas de aço exige um tempo maior de adaptação aos dedos. Além desta diferença, as guitarras clássicas têm as cordas um pouco mais afastadas umas das outras que as guitarras acústicas.

É muito importante frisar que ambas as guitarras têm a capacidade de tocar a mesma música. Podemos tocar exatamente a mesma coisa numa guitarra clássica e numa guitarra acústica. Apenas o timbre mudará.

Qual a guitarra que o deves escolher? Simples: A que mais te agrada. Basta ouvires as duas e escolher o som que se aproxima mais do desejado. Espero ter tirado todas as dúvidas neste pequeno artigo. Participa em baixo. Comenta e diz-me se ainda tens dúvidas =).

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.