Diagramas de acordes, tablaturas e cifras
Antes de avançar veja o nosso guia de tudo o que precisa de saber para tocar guitarra.
Diagrama de acordes
O diagrama de acordes nada mais é que uma representação gráfica do braço da guitarra, assinalando com pontos as casas ou cordas que devem ser tocadas. Por exemplo:


Neste caso a última e penúltima nota não são tocadas, só são tocadas as notas a partir do ponto negro que é a tónica (primeira nota) do acorde. Por vezes podem aparecer “x” a mostrar as cordas que não devem ser tocadas.
Tablaturas
As tablaturas também são representações gráficas das cordas da guitarra, no entanto podem mostrar as notas tocadas em sequência. Por exemplo:
|———————————
|——————-1————
|———————————
|———–2——————–
|—3—————————-
|———————————
Aqui para começar, notemos que as 6 linhas representam as 6 cordas da guitarra.
Atenção: A linha de baixo representa a última corda da guitarra, ou seja a corda de cima da guitarra. A linha superior da tablatura representa a primeira corda da guitarra, ou seja a corda de baixo.
Os números indicam a casa que deve ser tocada em cada corda. No exemplo anterior temos as notas do acorde de Dó maior tocadas em sequência, ou seja, o número 3 diz que tocamos a 3ª casa na quinta corda, seguido da segunda casa na quarta corda. Por último tocamos a 1ª casa da segunda corda. Assim podemos ter uma música representada desta forma, mas a tablatura tem pontos fracos. Por exemplo não nos indica a fórmula de compasso, nem a duração exacta das notas.
Cifras
As cifras consistem em pegar no nome das letras que representam as notas musicais, e colocar a letra dos acordes nas letras das músicas, assim as letras dizem nos que acordes tocar em que parte da música. As letras são as seguintes:
Mi = E
Fá=F
Sol=G
Lá=A
Si=B
Dó=C
Ré=D
Então neste exemplo da música “Dunas” dos GNR:
G
Bebemos dos lábios
Em
Refrescos gelados
C
Velamos segredos
D
Saltamos rochedos
Então iniciamos com o acorde de Sol maior no primeiro verso, progredimos para Mi menor no segundo, passamos para o acorde de Dó maior no terceiro, e por fim tocamos o acorde de Ré maior no quarto verso. Este foi um tutorial de introdução a este tipo de notação, esperemos que tenha ficado com uma ideia global do que são os diagramas de acordes, as tablaturas e as cifras.
Não deixe de conhecer os nossos cursos de guitarra clicando aqui.
Tag:guitarra, tablaturas, tutorial