
Como tocar acordes limpos na guitarra
- Postado por Ricardo Frade
- Categorias Guitarra
Last Updated on 7 Maio, 2015 by
O maior desafio para os guitarristas iniciantes e até por vezes para o guitarrista intermédio, é fazer os acordes na guitarra soarem limpos. Eu bem me lembro da frustração para tocar acordes como Dó maior ou o Fá maior com pestana. Parecia que nunca iria conseguir tirar um som limpo. Continuei a praticar todos os dias e de repente consegui. O acorde soou perfeitamente limpo. Parecia que tinha aparecido do nada mas na verdade eu sabia que era resultado da minha prática diária.
Para conseguir um bom som dos acordes na guitarra existem algumas coisas que tem de prestar atenção, observar, e aplicar repetidamente. Acordes limpos na guitarra não acontecem de um dia para o outro. No entanto também não é a coisa mais difícil de se conquistar na guitarra, mas leva tempo, treino e perseverança.
Se implementar as próximas dicas durante o seu treino na guitarra irá definitivamente conseguir tirar um bom som dos acordes. A prática será mais eficaz e os resultados aparecerão rapidamente. Aqui vão as dicas:
1. Dobre as falanges
Assegure-se que dobra as falanges. Evite deixar os dedos retos, estes abafam as cordas. A única altura em que deve esticar o dedo é quando faz um acorde com pestana.
2. Mantenha os dedos próximos dos trastes
Coloque os dedos o mais próximo dos trastes da guitarra possível. Não coloque os dedos diretamente em cima do traste. Se colocar os dedos demasiado afastados, algumas notas terão um som trastejado, e o acorde não ficará limpo. Alguns acordes não permitem ter os dedos perfeitamente encostados aos trastes, mas tente o mais próximo possível.
3. Utilize a ponta dos dedos
Para conseguir um som limpo dos acordes na guitarra também é imprescindível que utilize a ponta dos dedos para tocar nas cordas.
4. Aperte firmemente as notas dos acordes
Aperte os seus dedos firmemente nas cordas. Sim pode doer um pouco ao inicio, mas não irá matá-lo. Os seus dedos têm de se habituar às cordas da guitarra. Aperte apenas forte o suficiente para ouvir o som das notas do acorde limpo. Não aperte com mais força que isso, temos de encontrar o equilíbrio certo. Com o tempo os seus dedos irão desenvolver calos e ficar resistentes, não doendo mais.
5. Não toque em cordas adjacentes
Muitas vezes ouve-se um buzz nas cordas, ou cordas abafadas na guitarra, simplesmente porque outro dedo está a tocar nelas. Então preste muita atenção para os seus dedos estarem só a tocar nas cordas que precisa para tocar o acorde.
6. Posição do polegar na guitarra
O polegar da sua mão esquerda deve repousar verticalmente atrás do braço da guitarra, colocado mais ou menos entre o seu dedo indicador e dedo médio. Nunca deixe o seu dedo na horizontal ou paralelo ao braço da guitarra. Por vezes, quando é mais difícil alcançar as cordas mais graves da guitarra, pode baixar um pouco o polegar para chegar a determinada corda. Guitarristas intermediários podem utilizar o polegar para abafar as cordas mais graves, mas não tente fazer isto logo no início enquanto ainda procura tirar um som limpo dos acordes. Mantenha o polegar sempre atrás do braço, e depois com o tempo começará a utilizar o mesmo de outras formas, sem pensar nisso.
7. Toque as cordas uma a uma
Toque um acorde tocando corda a corda para ouvir se todas as notas do acorde soam limpas. Observe o som de cada corda e ajuste os seus dedos conforme as necessidades. Ouça se tudo soa bem ou não. Ajuste os dedos até que todas as notas do acorde soem limpas.
8. Mantenha as suas unhas bem curtas
Mantenha as unhas da sua mão esquerda curtas para que não interfiram quando apertar as cordas.
9. Baixe a ação da guitarra
Muitas guitarras têm uma ação muito alta o que torna difícil tocar os acordes de forma limpa. Vá a uma loja de guitarras e peça para lhe ajustarem a ação da guitarra aumentando assim o seu conforto e tocabilidade. Faz toda a diferença.
10. Pratique diariamente
Acordes com um som limpo conseguem-se através da boa colocação dos dedos e treinar a memória muscular. Praticar diariamente melhora a sua memória muscular e os seus acordes irão melhorar devido ao treino repetido. Seja paciente, persistente e pratique, pratique, pratique. Essa é a chave para o sucesso!
https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/
Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.
O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.
Você também pode gostar

Como aprender a tocar guitarra sozinho

Como aprender a tocar qualquer coisa na guitarra com a técnica SMART
