fbpx

Como organizar o estudo para ter mais resultados na guitarra

Você deseja aprender como fazer mais progressos com o seu estudo sem ter de aumentar o tempo que passa a praticar guitarra? Uma forma eficaz de conseguir isto é aprendendo a organizar e a priorizar o seu tempo entre o material que está a estudar. Existem três formas principais de dividir o seu tempo de estudo na guitarra. Cada um destes métodos oferece vantagens únicas à sua evolução na guitarra se for utilizado apropriadamente. À medida que for lendo, iremos dando dicas sobre como aplicar os métodos.

Organize o seu estudo baseado nas suas virtudes e fraquezas na guitarra

Para fazer isto corretamente primeiro precisa de saber exatamente os materiais de estudo que deve praticar para se tornar no guitarrista que ambiciona ser. Depois, organize esta lista em áreas que você é forte e que você é fraco. Nesta lista, defina prioridades (em % do seu tempo total disponível para praticar guitarra) que coloquem mais ênfase nas áreas onde você é mais fraco para equilibrar as suas fraquezas com as suas qualidades.

Ao fazer isto, lembre-se que você não precisa de praticar “todas” as capacidades musicais que sejam uma fraqueza para si. Por esta razão é necessário que priorize os seus estudos ou exercícios de guitarra no contexto dos seus objetivos musicais. Não há problema deixar que algumas capacidades continuem fracas desde que isso não o previna de se tornar o guitarrista que deseja ser.

Esta abordagem de priorizar os seus materiais de estudo é muito eficaz no seu “modo de estudo normal” e se você deseja que as suas capacidades musicais continuem a desenvolver-se consistentemente.

Conheça o nosso Pack especial de guitarra. Curso iniciante + curso intermédio. Clique aqui.

Organize o seu estudo baseado no quão rápido uma capacidade específica se perde

Outra forma de tornar o seu estudo/prática na guitarra eficaz é organizar o seu estudo na guitarra baseado na rapidez com que algumas capacidades se perdem quando não são praticadas por algum tempo. Esta abordagem de priorizar o seu estudo na guitarra pode ser bastante eficaz quando o seu tempo disponível se torna extremamente limitado por um curto período de tempo (2 semanas ou menos) e você quer evitar que o seu nível na guitarra diminua durante este tempo.

A técnica na guitarra (particularmente a velocidade) perde-se rapidamente se não for praticada consistentemente. Então deve ser dada grande prioridade ao estudo da técnica na guitarra de forma a que continue a fazer progressos ou pelo menos a manter o seu nível atual.

A teoria musical é outro exemplo que deve ser revisto regularmente, embora menos que a técnica, porque se não for aplicada com alguma regularidade acaba por ser esquecida. O treino de ouvido, improviso e composição são capacidades que levam mais tempo para se perder comparando com as duas anteriores. Isto significa que se você está temporariamente com pouco tempo para praticar, não há problema em dar pouca prioridade a estes materiais de estudo.

Organize o seu estudo na guitarra baseado nas suas necessidades do momento

Apesar desta abordagem poder parecer semelhante às anteriores, na verdade é bastante diferente. As suas “necessidades do momento” como guitarrista nem sempre são as mesmas que os seus objetivos na guitarra. Apesar dos seus objetivos a longo prazo geralmente se manterem inalterados por um longo tempo, os seus objetivos a curto prazo podem temporariamente alterar a sua rotina de estudo numa direção diferente.

Exemplos disto podem incluir praticar uma música em particular para se preparar para um show, ou focar-se temporariamente apenas em melhorar o seu ritmo na preparação de uma gravação.

Nos exemplos anteriores, apesar de você priorizar intencionalmente exercícios específicos na guitarra, você não está a perder os seus objetivos da mira. Quando já não estiver distraído pelos seus objetivos de curto prazo pode voltar aos métodos discutidos anteriormente.

Não Percas! Pack de dois cursos de guitarra.

Como pode ver, existe uma variedade de forma de organizar o seu estudo na guitarra para alcançar melhores resultados. Utilize um destes 3 métodos e irá alcançar resultados mais rápida e facilmente. Se gostou do artigo conheça o nosso curso de guitarra para iniciantes.

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.