
Como acelerar o seu progresso na guitarra
Last Updated on 18 Junho, 2015 by
Como guitarrista estou sempre à procura de novas formas de tornar o meu progresso na guitarra mais rápido. Não porque tenha pressa, mas porque gosto de experimentar coisas novas e para perceber se o treino pode ser feito de forma mais eficiente. Se você pratica guitarra, é bom fazer progressos em vez de esbarrar contra a mesma parede vezes sem conta. Se você estiver bem consciente da sua forma de tocar guitarra, irá melhorar mais rápido do que despendendo muitas horas de prática sem observação.
Alguns guitarristas sentem que ficam estagnados em algum nível, isto porque há um momento onde você precisa de observar e mudar o que está a fazer. É aqui que a magia acontece. Vamos ver os pontos que podem fazer acelerar o seu progresso.
Comece todos os dias
Uma coisa que você precisa todos os dias é começar. Nem que seja apenas por 5 minutos. Se passar mais de cinco minutos a tocar guitarra obviamente que é melhor, mas o ponto aqui é começar. 5 minutos vão fazê-lo iniciar a prática na guitarra.
Não pense em praticar por 30 minutos ou uma hora. Pensar demais faz com que você não aja. E claro não pense no quão difícil possa ser, ou quão cansado você está. Elimine o pensamento sobre esses aspetos. Apenas pense “5 minutos de treino na guitarra“. Pegue na guitarra e comece a praticar.
Anote o seu progresso
Faça notas das suas sessões de treino na guitarra. Quais os acordes, progressões, músicas, escalas, padrões, licks, tríades, intervalos ou arpejos está a praticar? Analise como toca guitarra. Observe as suas mãos. Ouça o que está a tocar. Quais são as suas dificuldades? O que está a faltar que possa ser melhorado?
Ouve notas que não deviam estar a ser tocadas? De onde estão a vir? O que pode fazer para evitá-las? Toque lentamente e aumente a velocidade gradualmente para perceber o que está mal. Ou estão a faltar notas que deveriam estar a ser tocadas? De novo preste atenção às suas mãos e dedos e faça pequenos ajustes na forma como coloca as suas mãos e dedos na guitarra. Experimente o que conseguir para fazer resultar, e se fizer aponte.
Se você está em busca de mais velocidade ou destreza meça! Pratique com um metrónomo começando bem lentamente e observe o movimento dos seus dedos, mãos, pulso, a sua palhetada, braços e ombros e observe a sua postura. Aponte os BPM quando começa. Uma vez que toque com precisão e de forma limpa e sinta-se confortável a tocar numa velocidade lenta, então aumente gradualmente o tempo. Aponte os BPM! E de novo observe os seus movimentos. De cada vez que toca, assegure-se que está a tocar de forma precisa, limpa e sente-se confortável antes de avançar para o próximo nível.
O BPM do seu lick ou riff mais rápido é aquele em que ainda consegue tocar de forma precisa, limpa e confortável. Quando está a palhetar assegure-se que não está mais tenso que o necessário. Aponte os resultados: O seu BPM de início e o final, o que notou sobre o movimento dos seus dedos, mão, pulso, braços, ombros e postura? Todas as notas soaram limpas?
Uma vez que tenha analisado os detalhes durante uns dias, irá ter consciência do que está a fazer bem e do que está a fazer mal.
Faça vídeos
Faça vídeos de si próprio a praticar um riff difícil, num improviso, ou qualquer outra coisa. Esta é uma ótima forma de analisar e medir o seu progresso. Ver você mesmo a tocar guitarra num vídeo, faz com que veja tudo de diferentes ângulos e irá notar coisas que de outra forma passariam despercebidas. Irá descobrir novas formas de colocar e mover as suas mãos, dedos, pulso, braços, etc. Verá se está a tocar de forma muito rígida ou muito suave.
Observe o que precisa de ser melhorado e se necessário altere a sua postura, o ângulo da palheta, o movimento de diferentes partes do seu corpo, etc. Toque, observe, e meça o seu progresso!
Torne público
Coloque o seu progresso no Facebook, Twitter, ou no seu próprio blog e deixe as pessoas verem como você evolui. Isto irá colocar uma pressão saudável em si e ajuda-o a manter-se com o seu hábito. Faça amizade com outros guitarristas e troque dicas com eles.
Como está o seu progresso na guitarra? Diga-me nos comentários.
Tag:guitarra