fbpx

Breve história do violão e da guitarra

Assim como a maioria dos instrumentos de cordas Europeus, a guitarra data de milhares de anos atrás. A origem mais antiga daquilo que agora chamamos de guitarra moderna pode ser encontrada no médio oriente, na Ásia central e na India desde à cerca de 5000 anos atrás.
40 anos depois de Cristo os Romanos adaptaram e desenvolveram a guitarra/violão de 4 cordas: o alaúde. Algures na Europa os Escandinávos desenvolveram um instrumento de seis cordas: o lute. Por volta de 1200 depois de Cristo, o instrumento de 4 cordas desenvolveu-se em dois tipos distintos. O primeiro, a guitarra morisca, era um instrumento com um braço amplo, as o corpo redondo com vários buracos sonoros. O segundo era a guitarra latina, que se tornou na guitarra moderna, contendo apenas um buraco e um braço mais estreito.

Nos séculos XV e XVI a viola espanhola era considerada a antecessora directa da guitarra moderna. Combinava a afinação da lute com um corpo de guitarra moderna. A sua construção foi projectada para combinar as características do alaúde Arabe e do Alaúde Europeu.

Gaetano Vinaccia, um luthier de Nápoles,Itália, deverá ter construído a mais antiga e sobrevivente guitarra de 6 cordas em 1779.

A guitarra moderna normalmente tem 6 cordas, no entanto pode ter quatro, sete, oito, dez e doze cordas. A guitarra é um dos instrumentos primários nos Blues, rock, pop e música country. É também a guitarra o instrumento central no flamenco e usado como instrumento a solo.

Conheça o nosso Pack especial de guitarra. Curso iniciante + curso intermédio. Clique aqui.

Tipos de guitarras

Existem dois tipos básicos de guitarras: a acústica(violão) e a eléctrica.

As acústicas não dependem de um amplificador externo para ser ouvida. Usa um corpo acústico, que consiste numa peça de madeira montada na frente da guitarra.

Tradicionalmente as guitarras são construídas com várias combinações de madeiras. Certa altura eram usadas tripas de animais como cordas, hoje em dia usam-se cordas de nylon ou de aço.

Algumas sub-categorias das guitarras acústicas são, as clássicas, as folk, as flamenco, os baixos acústicos…

As guitarras eléctricas podem ser construídas com um corpo sólido, semi-oco ou corpo oco. A guitarra eléctrica produz muito pouco som se não for amplificada. Estas guitarras usam pick-ups electromagnéticos que convertem a vibração das cordas de aço em sinais electrónicos, que são transportados pelos cabos ou transmissor até ao amplificador.

Quando se fala na história da guitarra eléctrica dois nomes estarão sempre presentes: Leo Fender e Adoph Rickenbacker.

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

    1 Comentário

  1. 7 Julho, 2018
    Responder

    Sensacional esse conteúdo, sempre fui um apaixonado da . Por muitas vezes tentei aprender mas nunca levei muito Jeito rsrs. Não Conhecia Academia Musical, mas diante de tudo q um excelente que é um excelente site com um proposito Sensacional. Parabéns aos que fazem Academia Musical.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.