fbpx

Blues de 12 compassos

O Blues de 12 compassos é provavelmente a progressão de acordes mais comuns da música Ocidental. Apesar da sua raiz estar firmemente embutida na tradição do blues, esta sequência de acordes foi difundida e utilizada em todo o tipo de música contemporânea, do jazz à música pop mais simples. Para a maioria dos guitarristas, é a primeira progressão de acordes que aprendem e é algo que os profissionais nunca escapam. O inicio da carreira de Elvis Presley foi lançada nas costas desta harmonia. Os Beatles usaram-na, assim como os Rolling Stones, Jimi Hendrix e Led Zeppelin.

Conheça o nosso Pack especial de guitarra. Curso iniciante + curso intermédio. Clique aqui.

Vamos fazer estra progressão em Mi maior. O blues de 12 compassos consiste em 4 compasso no primeiro acorde da escala, 2 compassos no quarto acorde da escala, 2 compassos no primeiro acorde da escala, 1 compasso no quinto acorde, 1 compasso no quarto acorde, 1 compasso no primeiro acorde e por fim mais 1 compasso no quinto acorde da escala, fazendo assim os 12 compassos. O Exemplo 1 demonstra a progressão de acordes básica (a numeração romana é utilizada para representar o número dos acordes), enquanto que no exemplo 2 temos 12 compassos de melodia. Pode utilizar os acordes dominantes mostrados na aula de acordes dominantes, ou o riff de RocknRoll mostrado na aula anterior.

O Riff

Esta é a progressão tradicional de blues de 12 compassos.

Legenda da numeração romana:
I7= Tónica dominante;
IV7= Quarto acorde dominante a contar da tónica;
V7= Quinto acorde dominante a contar da tónica;

Progressão de blues

No áudio a guitarra a tocar o riff está configurada para a coluna esquerda e a da melodia que vamos aprender de seguida para a coluna direita.

Clique aqui para ler o nosso artigo: Como tocar guitarra – O guia definitivo.

A melodia

Também podemos tocar a progressão usando uma melodia na escala pentatónica. Neste caso a sua mão deve estar na primeira posição, nas primeiras casas da guitarra. Os primeiros 4 compassos:

Blues 16 compassosComo pode ver esta melodia contem alguns bends, hammer on e pull off que já vimos noutras aulas. Compassos 5-8:

Blues 12 compassosE por fim os 4 últimos compassos:

Blues 12 compassos

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

    2 Comentários

  1. kilas 1953
    20 Setembro, 2014
    Responder

    Impecável. Assim as “coisas” começam a ser fáceis. Perfeita para aprendizagem à distância.
    Grato.

    • Academia Musical
      20 Setembro, 2014
      Responder

      Que ótimo que lhe foi útil. Obrigado!

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.