Afinar a sua guitarra

10 Maio, 2014 Guitarra 917 Visualizações

Não há nada mais desconcertante que tocar uma guitarra desafinada, então vamos assegurar-nos que consegue afinar a sua guitarra logo de inicio. É impressionante como muitos guitarristas não sabem a importância de uma boa afinação, e este não é só um problema de iniciantes. Então lembre-se, se a sua guitarra não está afinada, não soará bem. Tente tornar a afinação da guitarra num hábito sempre que pega nela para tocar.

Afinar a guitarra por ouvido

Este método de afinar a guitarra é chamado de “afinação relativa” e é utilizado para saber se a guitarra está afinada consigo mesma. Utilizando a tablatura como guia (veja aqui a aula de como ler tablaturas), poderá verificar cada corda, começando na mais grave. As notas devem ser tocadas em simultâneo para um melhor resultado. Quando as notas estiverem a aproximar-se da afinação correta ouvirá um efeito de oscilação causado pela diferença do som. À medida que as notas se aproximam até se tornarem na mesma nota essa oscilação desaparecerá e as cordas estarão afinadas. Afine as cordas em pares como indicado (ambas as notas devem soar igual). Deverá ouvir as notas em simultâneo.

Tablatura de afinação para guitarra

Utilizar um afinador eletrónico

Os afinadores eletrónicos costumam ser automáticos. Isto não significa que eles afinem a guitarra por si, simplesmente significa que conseguem reconhecer a corda que está a ser tocada para que você não tenha de se preocupar com botões. O afinador irá indicar com um LED se a corda está com a afinação correta, ou se está muito grave ou aguda. Deverá seguir as indicações do afinador para afinar a sua guitarra.

Afinador de guitarraAfinador de guitarra
Existe vários tipos de afinador no mercado, desde pedais como este que pode ver aqui.Ou mais portáteis e baratos como este. Ver

Como viro as tarraxas?

Para afinarmos cada corda utilizamos as tarraxas. Simplesmente veja em qual tarraxa está a corda que pretende afinar. Para colocar mais tensão na corda (tornar o som mais agudo) rode a tarraxa no sentido contra-relógio, para a libertar tensão gire a tarraxa no sentido do relógio.

Sobre o autor

Artigos relacionados

0 Comentários

Ainda sem comentários

Podes ser o/a primeiro/a a comentar este post!