Back

6 Razões para aprender as notas no braço da guitarra

Pode parecer óbvio que quando aprende a tocar guitarra também precisa de aprender as notas no braço da mesma. Como se pode tocar música sem saber o nome das notas musicais? Acredite ou não, existem inúmeros guitarristas que não fazem ideia das notas que estão a tocar.

Mesmo sem saber as notas no braço da guitarra já conseguimos tocar várias músicas ou até compor ou improvisar. Mas existem limitações que pode não estar ciente de ter. E grandes limitações!

Uma vez que comecei a aprender as notas nas cordas da guitarra, e comecei a perceber onde as notas dos acordes, escalas e licks estavam, as coisas começaram a mudar. Uma descoberta leva à outra e de repente várias coisas começaram a fazer sentido e a ser mais claras. O meu conhecimento expandiu, e melhorei a minha forma de tocar guitarra. E isto tudo faz-se lentamente.

Não precisa de começar a aprender todas as notas de todos os acordes e escalas de uma só vez. Faça pequenos passos. Primeiro comece por aprender onde estão as notas no braço da guitarra e leve o seu tempo com isso. Isto já irá mudar tudo à medida que aprende a reconhecer as notas que toca. Quando dominar isto pode aprender as notas dos acordes e escalas e analisar algumas das coisas que já toca.

Toque as notas de um acorde em particular uma a uma, e tente memorizar. Da próxima vez faça isso com as notas de uma escala. Provavelmente irá esquecer as notas ao fim de pouco tempo, então repita este processo durante um tempo, para que estas passem para a sua memória de longo prazo.

Não se aprende as notas e decora-se o braço da guitarra da noite para o dia. Leva tempo e esforço, mas irá melhorar a sua forma de tocar durante o caminho. Com o passar dos meses e anos você irá beneficiar em todos os aspetos, não importa o estilo que está a tocar.

Aprende a tocar guitarra com o nosso acesso livro a cursos online,

Aqui vão as 6 razões para aprender as notas no braço da guitarra:

1 – Construção de acordes

Saber as notas no braço da guitarra torna possível entender a construção dos acordes, identificar acordes, como são montados e como pode adicionar notas facilmente para embelezá-los.

2 – Mover acordes

Uma vez que saiba tocar os acordes básicos com pestana, e tenha aprendido as notas na 5ª e 6ª cordas do braço da guitarra, pode facilmente tocar qualquer acorde movendo esses formatos de acordes para as notas pretendidas.

3 – Alterar tonalidade

Saber as notas facilita bastante a transposição de músicas para diferentes tonalidades, para que sirva melhor a sua voz ou simplifique os acordes da música.

4 – Escalas

Estar apto para reconhecer as notas de uma escala irá eventualmente fazer com que entenda porque uma escala funciona da forma que funciona, e como se relaciona com os acordes.

5 – Improvisar

Identificar as notas instantaneamente no braço da guitarra torna-o apto para tocar as suas ideias melódicas, aplicar escalas, como duplicar ideias para outras zonas do braço da guitarra.

6 – Comunicação

Comunicar com outros músicas numa banda é algo muito importante. Uma comunicação pobre leva à frustração.

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.