fbpx

5 Formas de ganhar dinheiro a tocar guitarra

Todas as pessoas têm de conseguir sustentar-se e não é diferente com os músicos. Para muitos músicos, o objetivo final é escrever e tocar a sua música e ser pago por isso. Este é um ótimo objetivo, mas o sucesso leva tempo. Entretanto você tem de conseguir ganhar dinheiro para pagar as suas contas e viver. Felizmente enquanto músico, existem várias formas criativas de ganhar dinheiro.

Já não podemos viver sem música. A música é necessária em tudo e em todo o sítio. É uma linguagem global que todos entendemos e as pessoas à volta do mundo juntam-se para ouvir. Precisamos de música para nos sentirmos bem, para nos excitarmos, para nos inspirarmos, para aliviar o stress, para a loucura, para nos conectarmos e para sentirmos que pertencemos a algo ou alguém.

Estamos rodeados de música em todo o lado: CD’s, DVD’s, Rádio, Televisão, publicidade, filmes, internet, jogos, concertos, festivais, bares, discotecas, restaurantes, centros comerciais, casamentos, etc. Repare que a música está literalmente em todo o lado. Isto significa que existe um mercado gigante para você beneficiar como músico. Você não precisa de ser um profissional. Você torna-se profissional enquanto o faz. É possível para todos. Mas claro você precisa de dedicação, muita, motivação, muita, e persistência, muitíssima, para que aconteça. Aqui vão 5 formas de ganhar dinheiro enquanto faz o que ama:

[alert color=”red” icon=”fa-music”]Conheça o nosso Pack especial de guitarra. Curso iniciante + curso intermédio. Clique aqui.[/alert]

1. Tocar numa banda de covers

Toque numa banda coverTocar em clubes, pubs, casamentos, restaurantes, etc é uma boa forma de conseguir ganhar dinheiro decentemente. Se você for criativo, flexível e produzir qualidade, pode ganhar mais dinheiro do que apenas “decente”. Quanto mais flexível você for enquanto músico mais dinheiro pode ganhar. Ao ser flexível digo:

  • Você tem de estar disponível a tocar qualquer tipo de música que as pessoas gostem de ouvir;
  • Você tem de dar-se bem com os seus parceiros porque irá passar um bom tempo com eles;
  • Você deve ser bom a socializar para conseguir o máximo de quem o contrata. Tem de ser educado, inteligente e principalmente muito profissional. Relembrando também que tem de saber socializar com os seus fãs!

Esteja atento a outras bandas da sua área. Descubra quanto estão essas bandas a cobrar por um show. Se possível, compita. Mas não faça competição suja, não se escravize para roubar o show a outra banda. Saiba valorizar a qualidade da sua banda. E falando nisso, assegure-se que a sua banda dá o máximo para serem excecionais. Seja original, especial, seja criativo. Pergunte-se a si mesmo: O que querem as pessoas ouvir? Que tipo de banda você deseja ouvir quando vai sair com os amigos? Pode também fazer um dinheiro extra com merchadise como T-shirts, CD’s, DVD’s, qualquer coisa. Quanto mais se conectar com a sua audiência maiores oportunidades de ganhar dinheiro.

Se puder compre o seu próprio PA em vez de alugar. A longo prazo poupará. Aproveite porque aprenderá muito. Principalmente se tiver de tocar estilos que não gosta muito. Pode parecer estranho mas tocar o que você não aprecia muito irá expandir o seu horizonte e “tirá-lo da sua caixinha”. Isso irá ajudá-lo a tornar-se um melhor músico.

2. Torne-se um guitarrista Freelancer

Guitarrista freelancerSer um guitarrista freelancer dá-lhe mais liberdade e independência. Tocar em múltiplas bandas com diferentes músicos é um trabalho desafiador. Tem de aprender como encaixar rapidamente na química das bandas com quem toca e isso confere uma grande aprendizagem para si. Você não só aprende como tornar-se um grande músico mas também como tornar-se um bom vendedor.

Para ser um guitarrista freelancer você tem de conseguir ser ouvido. Então o seu marketing pessoal é uma grande prioridade. Consiga um website ou blog e comece a promover-se. Utilize as redes sociais e social media como Youtube, Myspace, etc.

Tocar com uma banda é a melhor forma de se promover, mas hoje em dia a internet também é uma ferramenta muito importante e que não deve de forma nenhuma ser ignorada.

3. Providencie um serviço online

internetA Internet é o lugar dos dias de hoje. Existem várias formas de providenciar um serviço online como músico. Você pode apresentar-se como produtor musical, compositor, etc. Descubra no que você é bom. Deixe as pessoas verem o que você pode fazer por elas. Espante-os com as suas habilidades. Foque-se nos seus potenciais clientes. Não se intimide com a quantidade de pessoas que já o fazem.

4. Inicie um trio, duo ou torne-se um artista a solo

Guitarrista a soloGanhar dinheiro desta forma tem várias vantagens. Como você está com menos pessoas, você fica mais flexível. Você tem menos opiniões, menos chatices, mais controlo, e mais dinheiro. Você não precisa de muito equipamento. Comprar o seu próprio PA é definitivamente um bom investimento.

Você não precisa necessariamente de um engenheiro de som. Isto também significa que você acaba com mais dinheiro para si. Você acaba por ser mais barato de contratar que a maioria das bandas. Então os bares, clubes e restaurantes têm mais facilidade em contratá-lo.

5. Ensinar guitarra

Ensinar guitarra

Ganhar dinheiro a ensinar guitarra dá-lhe bastante independência, liberdade, satisfação, divertimento e é uma ótima forma de ganhar dinheiro. Então o que você precisa? Precisa de estar a par dos últimos hits, conhecer os riffs mais conhecidos, os melhores guitarristas e continuar a procurar material antigo. Desta forma você estará apto a ensinar coisas novas e antigas.

Enquanto professor você não precisa de ter muitas despesas. Você pode ensinar em sua casa ou na casa dos seus alunos. Tudo o que precisa mesmo é de uma guitarra e provavelmente partituras. Você precisa também de muita paciência e gosto de ver os outros a evoluir, ter gosto por ensinar.

De novo você tem de se promover. Comece por um website, e tenha um cartão pessoal, crie flyers e coloque-os na sua cidade, em lojas, centros comerciais, bares, escolas, etc. Anuncie em jornais locais. Se você fizer um bom trabalho a ensinar, a palavra irá espalhar-se rapidamente. Ensinar pequenos grupos ao invés de aulas privadas dar-lhe-ão mais dinheiro e é possível de fazer. Também traz vantagens para os alunos. São mais baratas, divertidas, sociais, ligeiramente competitivas e motivantes. Também aprendem a tocar em conjunto, como interagir, que é muito importante para se tornarem músicos.

Como professor você tem de ser bem focado. Dar aos seus alunos muita atenção. Não se preocupe, você pode treinar isso enquanto ensina.

Boa sorte!

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.