
11 dicas para se manter focado treinando guitarra
Last Updated on 2 Julho, 2014 by
Muitos guitarristas tendem a praticar menos ou até mesmo a deixar de praticar à medida que vão envelhecendo e ganhando mais responsabilidades na vida. Eles continuam a tocar guitarra (o que já sabem) mas desistem de treinar para melhorar. É uma grande diferença. Isto é uma pena porque existem tantas coisas ótimas para aprender que tantos guitarristas nem se apercebem.
Alem de abrir a sua forma de pensar, aprender coisas novas irá renovar a sua abordagem à guitarra adicionando conhecimento valioso, desenvolvendo novas técnicas e expandir o seu vocabulário de músico. Todos os guitarristas em algum ponto da sua vida vão ter algumas dificuldades em manter uma rotina de treino regular. A guitarra é uma grande parte de alegria na vida mas não é a única parte.
Além do trabalho e das obrigações da vida diária, pessoalmente gosto também de passar tempo nos meus outros hobbies, no ginásio, na leitura, na meditação, num bom filme, com os meus amigos e etc. Apesar destas coisas terem uma grande importância, o meu treino de guitarra não pode ficar afetado por elas. Para manter um lugar seguro na sua prática de guitarra veja alguns conselhos em baixo.
Desligue-se
Quando praticar, utilize livros em papel. Desligue o seu computador para evitar a distração da internet. Se precisar de imprimir alguma coisa, faça-o antes de treinar.
Estabeleça limites
Estabeleça limites no seu treino. Por exemplo, 5 minutos de aquecimentos, 10 minutos de acordes, 10 minutos de escalas, 30 minutos a transcrever, improvisar, etc… Nós tendemos a procrastinar ou a ficar distraídos se não estabelecermos limites. Estabelecer limites irá aumentar a sua produtividade e poupar o seu tempo.
Planeie com antecedência
Planeie o seu treino pelo menos no dia anterior. O indicado seria planear o seu treino para a semana inteira pelo menos, escreva num papel o que quer alcançar e como lá deve chegar.
Fique em privado
Cuidado com telemóveis, e com pessoas que o possam incomodar. Se vive com alguém diga que precisa de ficar uma hora sem ser incomodado enquanto treina.
Crie um hábito
No inicio terá de se forçar a treinar todos os dias. Com o passar do tempo isto torna-se quase automático e será para si um prazer!
Crie um ambiente musical
Assegure-se que o espaço onde você treina é confortável e transpira musicalidade. Decore o seu quarto com posters de bandas, guitarras, amplificadores, etc.
Faça pausas
Faça pequenas pausas regulares. Estabeleça um tempo. Por exemplo a cada 10 ou 15 minutos descanse 2 ou 3. Levante-se, beba uma água, vá à janela e olhe a paisagem, respire ar puro e volte a treinar. Atenção, a pausa é apenas para renovar o foco, não vá fazer outra atividade durante a pausa.
Trabalhe o seu interior
Leia bons livros motivacionais, crie bons hábitos de valor interior. Valorize-se, tome conta de si, apaixone-se por si, sinta-se bem. Não se esqueça que você é único e que você faz falta neste mundo! Expanda o seu conhecimento e sabedoria.
Pratique o que tem de ser praticado
Sempre que for treinar não treine muito o que já sabe, passe a maior parte do tempo a treinar aquilo que ainda não domina.
Boa companhia
Envolva-se com boas pessoas, crie amizades inspiradoras, se possível conheça outros músicos, troque ideias, divirta-se com os seus amigos.
Volte aos trilhos
Não se massacre quando procrastinar, ou quando ficou preguiçoso. Você é humano e isso vai acontecer. Desculpe-se a si próprio e volte de novo ao treino, mesmo que tenha ficado meses sem treinar.