fbpx

10 Dicas para se incentivar a tocar guitarra todos os dias

Apesar de podermos adorar tocar guitarra todos os dias, existem várias outras coisas para fazer no nosso dia a dia fazendo com que muitas vezes nos esqueçamos de praticar guitarra. Então eu fiz uma pequena experiência. Peguei num pedaço de papel e escrevi as escalas, músicas e exercícios mais importantes que eu precisava de trabalhar.

Coloquei essa lista no frigorífico, no quarto, na sala, em todos os cantos da casa. Agora sou constantemente relembrado do que eu quero e do que preciso praticar quando estou muito ocupado a tratar de outras coisas. O facto de estar a ser constantemente relembrado faz-me pegar na guitarra várias vezes ao dia.

Juntamente com este truque, utilizo outras estratégias para assegurar-me que não existem obstáculos. Leia e aplique-as. E não se esqueça: Quanto mais praticar guitarra, melhor você se torna, e mais divertido será tocar!

[alert color=”red” icon=”fa-music”]Conheça o nosso Pack especial de guitarra. Curso iniciante + curso intermédio. Clique aqui.[/alert]

1 – Lembretes inescapáveis

Coloque lembretes em todo o lugar. Coloque-os no seu telemóvel e no seu computador. Coloque lembretes na sua cozinha e na sua casa de banho. Coloque vários lembretes no lugar onde você passa mais tempo em casa.

2 – Mantenha as coisas simples

Elimine todos os obstáculos que atrasem a ação imediata de praticar guitarra. Assegure-se que a sua guitarra e o seu equipamento estão sempre prontos a tocar, precisando apenas ligar e tocar. Pode praticar numa acústica. Quanto mais simples melhor.

3 – Pequenas sessões

Diga a si próprio que vai praticar apenas por cinco minutos. Já poderá começar. Não se preocupe com mais nada, apenas faça-o.

4 – Elimine as distrações

Desligue aparelhos eletrónicos, como o telefone, computador, a TV e o rádio. A internet pode ser uma boa ajuda para pesquisar novo material mas é um inimigo feroz ao nosso foco se não nos conseguirmos controlar. Pratique e mais tarde logo vem dar uma olha à academiamusical.com.pt

5 – Encontre favoritos

Toque música que você realmente quer tocar. Se estiver motivado é muito mais fácil começar a tocar. Encontre duas das suas músicas favoritas, escalas e exercícios para praticar. Escreva num papel para não ter de pensar no que irá fazer quando for praticar.

6 – Torne a prática da guitarra divertida

Se tiver de praticar alguns exercícios que sejam de alguma forma difíceis e menos motivantes, pense no objetivo final. O que você deseja a longo prazo? Onde irá este exercício levá-lo? Encontre algo que torne o exercício divertido e excitante.

Simplesmente pratique e foque-se sem pensar demasiado. Em cada sessão de treino irá melhorar mesmo que não lhe pareça. Saiba que todos os exercícios de guitarra fazem-no avançar.

7 – Crie tempo

Acorde 15 ou 30 minutos mais cedo para praticar guitarra. Veja menos TV e pratique mais guitarra. Passe menos tempo a navegar sem sentido na internet para praticar. Esta dica é muito valiosa. Pare e observe-se. Tente entender o tempo que passa do seu dia a fazer coisas que não têm importância. Por vezes pensamos mesmo que não temos tempo, mas passamos 1 hora por dia no facebook.

8 – Crie espaço

Crie um espaço privado, inspirado onde tenha muita luz natural. Um espaço onde se sinta bem e possa praticar sem distrações. Onde possa apenas ligar a guitarra e tocar. Um espaço sossegado e sem interrupções. Um espaço onde você queira estar todos os dias para tocar guitarra.

9 – Largue as ânsias

Observe os seus pensamentos e emoções. Resista às ânsias de ler os seus e-mails, de ir ao facebook ou Twitter. Largue as ânsias para organizar-se. Isto são apenas os seus pensamentos a correr para tentar mantê-lo ocupado todos os segundos do seu dia. A sua mente procura fazer as coisas mais fáceis em primeiro lugar. Seja sábio. Não acredite em tudo o que a mente lhe diz.

Sempre que você for tentar tocar guitarra a sua mente diz: “Tudo bem mas deixa-me ver se tenho alguma mensagem e depois vamos”. E sabe que mais? Uma vez que comece a ver coisas na internet já se perdeu no vasto mundo da internet e esqueceu-se de praticar guitarra.

10 – Toque com alguém

Encontre um professor de guitarra ou forme uma banda. Isto motiva-o a tocar porque irá querer acompanhar a sua banda, e no caso de um professor terá alguém que o inspira e motiva a avançar.

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.