fbpx

Exercícios de piano e teclado: M & W (Com vídeo)

pack-piano
Pacote completo para aprenderes a tocar piano.

Continuamos a criar exercícios para desenvolveres a tua técnica no piano ou teclado. Desta vez vamos treinar a nossa capacidade de mudar de direção de forma inesperada. Nos artigos anteriores a nossa frase musical ia na forma ascendente e por fim voltava à origem. Desta vez o objetivo é fazermos uma mudança de direção inesperada antes de voltarmos à nota de origem. Para estes exercícios é aconselhado que já saibas ler minimamente partituras, para isso podes ver o nosso artigos aqui, ou os nosso vídeos no youtube. Vamos utilizar a seguinte frase musical:

Exercícios para piano

Vamos lá. A tua mão direita deve pousar na primeira posição da escala de Dó maior (1ª posição da escala de dó maior significa que colocas a tua mão pousada em cima das primeiras cinco notas da escala, que neste caso são as teclas brancas. Então o teu polegar fica pousado na nota Dó central, o teu indicador na nota Ré, o dedo médio na nota Mi, o dedo anelar na nota Fá e por fim o dedo mindinho na nota Sol).

Para veres mais sobre o posicionamento das mãos clica aqui. A tua mão esquerda fica exatamente pousada sobre as mesmas notas, porém uma oitava abaixo. As notas são todas colcheias, o que significa que tocamos duas notas por batida, utilizando sempre o metrónomo. A sequência de notas que tocamos nesta frase é a seguinte: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Fá, Mi, Fá, Sol, Fá, Mi, Ré, Dó e por fim uma pausa de uma batida. A sequência numerando os dedos (sabendo que o polegar representa o número 1 e o mindinho o número 5) seria:

Mão direita - 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 4 - 3 - 4 - 5 - 4 - 3 - 2 - 1 
Mão esquerda - 5 - 4 - 3 - 2 - 1 - 2 - 3 - 2 - 1 - 2 - 3 - 4 - 5

Esta frase vai-se repetir ao longo das teclas brancas até concluirmos uma oitava, chegando à oitava seguinte invertemos a ordem e voltamos à origem. Analisa a partitura e vê o vídeo em baixo como exemplo. Não te esqueças começa devagar. Deverás aumentar aos poucos a velocidade, até conseguires atingir os 110 bpm.

Faz o download da partitura aqui.

Não Percas: Como Tocar Piano

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.