
Exercícios de piano e teclado: M & W (Com vídeo)
Last Updated on 8 Abril, 2019 by Ricardo Frade
Continuamos a criar exercícios para desenvolveres a tua técnica no piano ou teclado. Desta vez vamos treinar a nossa capacidade de mudar de direção de forma inesperada. Nos artigos anteriores a nossa frase musical ia na forma ascendente e por fim voltava à origem. Desta vez o objetivo é fazermos uma mudança de direção inesperada antes de voltarmos à nota de origem. Para estes exercícios é aconselhado que já saibas ler minimamente partituras, para isso podes ver o nosso artigos aqui, ou os nosso vídeos no youtube. Vamos utilizar a seguinte frase musical:
Vamos lá. A tua mão direita deve pousar na primeira posição da escala de Dó maior (1ª posição da escala de dó maior significa que colocas a tua mão pousada em cima das primeiras cinco notas da escala, que neste caso são as teclas brancas. Então o teu polegar fica pousado na nota Dó central, o teu indicador na nota Ré, o dedo médio na nota Mi, o dedo anelar na nota Fá e por fim o dedo mindinho na nota Sol).
Para veres mais sobre o posicionamento das mãos clica aqui. A tua mão esquerda fica exatamente pousada sobre as mesmas notas, porém uma oitava abaixo. As notas são todas colcheias, o que significa que tocamos duas notas por batida, utilizando sempre o metrónomo. A sequência de notas que tocamos nesta frase é a seguinte: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Fá, Mi, Fá, Sol, Fá, Mi, Ré, Dó e por fim uma pausa de uma batida. A sequência numerando os dedos (sabendo que o polegar representa o número 1 e o mindinho o número 5) seria:
Mão direita - 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 4 - 3 - 4 - 5 - 4 - 3 - 2 - 1
Mão esquerda - 5 - 4 - 3 - 2 - 1 - 2 - 3 - 2 - 1 - 2 - 3 - 4 - 5
Esta frase vai-se repetir ao longo das teclas brancas até concluirmos uma oitava, chegando à oitava seguinte invertemos a ordem e voltamos à origem. Analisa a partitura e vê o vídeo em baixo como exemplo. Não te esqueças começa devagar. Deverás aumentar aos poucos a velocidade, até conseguires atingir os 110 bpm.
Faz o download da partitura aqui.
Não Percas: Como Tocar Piano