Back

Exercícios de flexibilidade para guitarra e violão. (Com vídeo)

Muitas pessoas que começam a tocar guitarra ou violão, principalmente quem tem mãos pequenas, têm alguma dificuldade em alcançar as casas mais distantes. Este problema pode ser ajudado com alguns exercícios de flexibilidade e força para a mão. Neste artigo veremos três exercícios de flexibilidade para a mão esquerda na guitarra (ou direita para quem toca com violão para canhoto).

O primeiro exercício trabalha a abertura entre o dedo indicador e o dedo médio. O segundo exercício trabalha a abertura entre o dedo médio e o anelar, e por fim o terceiro exercício trabalha a abertura entre o dedo anelar e mindinho. A ideia é fazer estes exercícios diariamente até conseguir alcançar a flexibilidade desejada. Os exercícios são mostrados na parte mais avançada do violão, mas com o tempo deverá começar a descer para a zona mais recuada (casas 1, 2, 3 e 4) onde as casas são mais afastadas e exige uma maior abertura dos dedos. Pode ver os três exemplos no vídeo em baixo.

Conheça o nosso Pack especial de guitarra. Curso iniciante + curso intermédio. Clique aqui.

Exercício 1

Neste exercício treinamos a abertura entre o dedo indicador e o dedo médio. Como diz na tablatura coloque o seu dedo indicador na casa 7 da corda 6, a mais grossa e toque as restantes casas 9, 10 e 11.

Exercícios de flexibilidade para violão

Exercício 2

Este exercício deverá ser o mais difícil, trabalha a abertura entre os dedos médio e anelar. Comece devagar e se precisar utilize a mão direita para ajudar a abrir mais os dedos.

Exercícios de flexibilidade para violão

Exercício 3

Este é talvez o exercício mais fácil pois naturalmente os dedos anelar e mindinho já têm uma facilidade de abertura. Se for demasiado fácil faça na zona mais recuada do violão.

Exercícios de flexibilidade para violão

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.