Exercícios de flexibilidade para guitarra e violão. (Com vídeo)
Muitas pessoas que começam a tocar guitarra ou violão, principalmente quem tem mãos pequenas, têm alguma dificuldade em alcançar as casas mais distantes. Este problema pode ser ajudado com alguns exercícios de flexibilidade e força para a mão. Neste artigo veremos três exercícios de flexibilidade para a mão esquerda na guitarra (ou direita para quem toca com violão para canhoto).
O primeiro exercício trabalha a abertura entre o dedo indicador e o dedo médio. O segundo exercício trabalha a abertura entre o dedo médio e o anelar, e por fim o terceiro exercício trabalha a abertura entre o dedo anelar e mindinho. A ideia é fazer estes exercícios diariamente até conseguir alcançar a flexibilidade desejada. Os exercícios são mostrados na parte mais avançada do violão, mas com o tempo deverá começar a descer para a zona mais recuada (casas 1, 2, 3 e 4) onde as casas são mais afastadas e exige uma maior abertura dos dedos. Pode ver os três exemplos no vídeo em baixo.
Conheça o nosso Pack especial de guitarra. Curso iniciante + curso intermédio. Clique aqui.
Exercício 1
Neste exercício treinamos a abertura entre o dedo indicador e o dedo médio. Como diz na tablatura coloque o seu dedo indicador na casa 7 da corda 6, a mais grossa e toque as restantes casas 9, 10 e 11.
Exercício 2
Este exercício deverá ser o mais difícil, trabalha a abertura entre os dedos médio e anelar. Comece devagar e se precisar utilize a mão direita para ajudar a abrir mais os dedos.
Exercício 3
Este é talvez o exercício mais fácil pois naturalmente os dedos anelar e mindinho já têm uma facilidade de abertura. Se for demasiado fácil faça na zona mais recuada do violão.