fbpx

Entender as especificações de um microfone na compra

A primeira vez que vê as especificações de um microfone pode ser dolorosa, tantos termos próprios a explicar as suas particularidades. Mas na verdade, estas especificações são fáceis de entender, e essa informação pode ajudar muito na compra do microfone ideal para o seu estúdio. Neste artigo vamos descrever as três principais características para entendermos cada uma delas.

Sensitivity (sensibilidade) : A sensibilidade de um microfone é simplesmente uma medida da quantidade de sinal elétrico que sai para um determinado nível de entrada sonora. Quanto maior o nível de sinal, mais sensível é o microfone. Um microfone que produza um sinal relativamente alto requer menos amplificação, o que consequentemente origina menos som de fundo.

Em regra geral os microfones condensadores são os mais sensíveis. Um microfone condensador típico deve ter um quota de sensibilidade assim: “Sensitivity at 1kHz into 1kOhm: 22mV/Pa” – isto quer dizer que quando foi testado com um sinal de 1kHz o microfone produziu um sinal de saída de 22mV para um nível sonoro que causa uma mudança na pressão do ar de um Pascal. Isto pode soar muito técnico mas não se preocupe: basta saber que quanto maior o mV/Pa mais sensível é o microfone.

Noise (ruído): Qualquer ruído gerado pelo microfone é amplificado pelo pré-amplificador, então em situações onde sons baixos ou distantes têm de ser gravados, o ruído do microfone deve ser levado em consideração. É comum cotar o ruído do microfone com um SPL(NPS em português) ou Sound Pressure Level (Nível de pressão sonora). Pode pensar nisto como o nível sonoro que iria produzir o mesmo nível de sinal que o ruído na saída de um microfone perfeitamente livre de ruído. Isto é medido em EIN (Equivalent Input Noise). Um EIN abaixo de 20dB é baixo o suficiente para a gravação de musicas num estúdio onde a fonte está próxima do microfone. Microfones com EINs abaixo de 10dB estão disponíveis quando é essencial a gravação de sons muito baixos. Em regra geral microfones com o ruído extremamente baixo são mais importantes nos filmes e em televisão, para capturar diálogos e ambientes.

Max SPL: Uma especificação também importante é o Max SPL, o nível máximo de pressão sonora que o microfone tolera até o nível de distorção se tornar inaceitável. Para gravação de voz. um microfone que aguente até 120 dB têm mais que a capacidade suficiente. Para microfones próximos da bateria, ou de amplificadores de guitarras por exemplo, terão de ter um Max SPL de 135db ou mais.Vamos ver aqui alguns microfones que pode optar para o seu homestudio a um preço razoável:

Microfone vocal

SE Electronics X1R

O microfone SE Electronics X1R é um microfone de estúdio específico para voz, além de funcionar perfeitamente para gravar qualquer tipo de instrumento. A resposta de frequências é de 20Hz a 16kHz. Sensibilidade -53dB.
 
Prós: Preço, sensibilidade boa para salas minimamente isoladas.
 
Contras: A resposta de frequências só chega aos 16Khz sendo o nosso ouvido capaz de captar sons agudos até 20 Khz.
 
Preço: 99€
 
Ver microfone
T.bone

T.bone SC 600

O T.bone é um bom microfone de baixo custo para o seu homestudio. A sua gama de frequências vai de 30Hz a 20kHz. Isto é bom para vocais ou para instrumentos mais agudos.
 
Prós: Preço, opção low-cut de 600Hz, incluí aranha e mala.
 
Contras: SPL máximo de 138dB, isto significa que sons acima de 1338 dB começam a distorcer. No entanto não é um fator muito negativo se a sua utilização for para voz.
 
Preço: 79€
 
Ver microfone
Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.