Back

Dicas para melhorar os detalhes da sua produção musical

Já imaginou o que deverá pensar um engenheiro de masterização quando um trabalho lhe é dado? Os detalhes que ele ouve que escaparam ao produtor? Vamos ver alguns dos detalhes mais importantes neste artigo.

“POP’s” na voz

Os ‘p’ fortes são melhor tratados se forem evitados na gravação. Para isso utiliza-se uma rede de nylon, chamada de “pop filter”. Este é um problema que é muito dificil de tratar se não tiver sido evitado durante a gravação.

Cliques no som

Os cliques podem ser causados por várias razões. Por vezes podem ser gerados quando uma edição foi feita de outro pedaço de áudio. Muitos sequenciadores têm a opção de criar automaticamente um pequeno “fade” quando edita o áudio, contudo outros não. Se fizer uma edição no meio de um pico na forma da onde, esta pode dar um clique quando é junta a outro pedaço de áudio. Devemos fazer o corte no que é conhecido como ‘ponto zero’ na onda sonora. O traço vertical está posicionado no ponto zero da onda:

Ponto zero

Quando faz zoom na onda, olhe atentamente e tente fazer o corte quando a forma atravessa a linha central e não quando está nos picos. Editando desta forma não deverá ter cliques.

Más edições

As más edições são edições que perdem o timing musical. São facilmente ouvidas quando nos focamos no ritmo de qualquer peça musical e podem claro, ocorrer com qualquer instrumento.

Monitorar é importante

A maioria dos problemas ou erros cometidos na mistura, podem ser evitados com um bom par de monitores de estúdio. Muitos erros são dados devido a colunas inapropriadas que não transmitem todas as frequências com o máximo de fidelidade. É recomendável ter uns bons headphones de monição e quando investir em colunas, invista nos melhores monitores que puder. Os monitores devem ser vistos como um investimento a longo prazo, pois irá usa-los durante muito tempo.

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PACK NATALDurante o mês de Dezembro consegue todos os nossos Songbooks como prenda de natal.