Diagramas de acordes, tablaturas e cifras

30 Abril, 2014 Guitarra , Instrumentos , Tutoriais 3559 Visualizações

Os diagramas de acordes, as tablaturas e as cifras são ferramentas de notação musical que foram criadas para simplificar a leitura de músicas na guitarra. Vale sempre a pena relembrar que nenhuma destas substitui a partitura, que é a forma de notação musical mais completa que existe. No entanto para iniciar estas formas podem ajudar pois são mais simples de ler. Comecemos pelo diagrama de acordes.

Antes de avançar veja o nosso guia de tudo o que precisa de saber para tocar guitarra.

Diagrama de acordes

O diagrama de acordes nada mais é que uma representação gráfica do braço da guitarra, assinalando com pontos as casas ou cordas que devem ser tocadas. Por exemplo:

Mi maior guitarra
Mi maior na guitarra
Este diagrama representa um Mi maior, ou seja o ponto de baixo indica a tónica do acorde que na guitarra é a última corda solta, a de cima. Tocamo-la sem apertar nenhuma casa. Depois temos as três casas que devemos apertar e as restantes cordas soltas. No próximo exemplo temos um ré menor:

Ré menor na guitarra
Ré menor na guitarra

Neste caso a última e penúltima nota não são tocadas, só são tocadas as notas a partir do ponto negro que é a tónica (primeira nota) do acorde. Por vezes podem aparecer “x” a mostrar as cordas que não devem ser tocadas.

Tablaturas

As tablaturas também são representações gráficas das cordas da guitarra, no entanto podem mostrar as notas tocadas em sequência. Por exemplo:

|———————————
|——————-1————
|———————————
|———–2——————–
|—3—————————-
|———————————

Aqui para começar, notemos que as 6 linhas representam as 6 cordas da guitarra.
Atenção: A linha de baixo representa a última corda da guitarra, ou seja a corda de cima da guitarra. A linha superior da tablatura representa a primeira corda da guitarra, ou seja a corda de baixo.

Os números indicam a casa que deve ser tocada em cada corda. No exemplo anterior temos as notas do acorde de Dó maior tocadas em sequência, ou seja, o número 3 diz que tocamos a 3ª casa na quinta corda, seguido da segunda casa na quarta corda. Por último tocamos a 1ª casa da segunda corda. Assim podemos ter uma música representada desta forma, mas a tablatura tem pontos fracos. Por exemplo não nos indica a fórmula de compasso, nem a duração exata das notas.

Cifras

As cifras consistem em pegar no nome das letras que representam as notas musicais, e colocar a letra dos acordes nas letras das músicas, assim as letras dizem nos que acordes tocar em que parte da música. As letras são as seguintes:

Mi = E
Fá=F
Sol=G
Lá=A
Si=B
Dó=C
Ré=D

Então neste exemplo da música “Dunas” dos GNR:

G
Bebemos dos lábios
Em
Refrescos gelados
C
Velamos segredos
D
Saltamos rochedos

Então iniciamos com o acorde de Sol maior no primeiro verso, progredimos para Mi menor no segundo, passamos para o acorde de Dó maior no terceiro, e por fim tocamos o acorde de Ré maior no quarto verso. Este foi um tutorial de introdução a este tipo de notação, esperemos que tenha ficado com uma ideia global do que são os diagramas de acordes, as tablaturas e as cifras.

Sobre o autor

Artigos relacionados

0 Comentários

Ainda sem comentários

Podes ser o/a primeiro/a a comentar este post!