fbpx

Desmistificando os modos gregos 9/15: Modo Jônio

O modo Jônio é exatamente o mesmo que a escala maior. É utilizado da mesma forma mas pode ser chamado de modo Jônio se for tocar em cima de um acorde estático. Não faz nenhuma diferença pensar nele como escala maior ou modo Jônio. Então porquê chamar de modo Jônio? Lembre-se que as notas dos modos são as mesmas da escala maior, apenas o centro tonal é diferente, então neste caso, se o acorde é estático (não muda) o acorde I (primeiro acorde de uma tonalidade) então devemos chamar de modo Jônio. Se estiver a tocar a escala em cima de um monte de acordes então irá chamá-la de escala maior, porque o centro tonal irá estar a mudar em cada mudança de acorde.

pack-piano
Pacote completo para aprenderes a tocar piano.

Equação

I
II
III
IV
V
VI
VII
I
Dó maior
C
D
E
F
G
A
B
C
Dó Jônio
C
D
E
F
G
A
B
C
Intervalos do modo
1
2
3
4
5
6
7
1

 

Acordes associados ao modo Jônio:
Maior, Maior 7, 6, Maior 9, Maior 6/9, sus4, sus2, add9.

Melhores notas a tocar

A quarta perfeita desta escala (neste caso de Dó Jônio é o Fá) pode soar bastante instável. Muitas pessoas improvisam sem tocar esta nota. Pessoalmente gosto desta nota como nota de passagem, mas não para pousar. Como toda a teoria você experimenta e você decide o que prefere.

Treino

O diagrama mostra a escala maior com as notas do acorde a vermelho. As notas a vermelho formam o centro tonal. As notas estão numeradas com tónica, terça e quinta do modo. Para saber mais sobre os shapes das escalas na guitarra clique aqui.

Modo Jônio na guitarra

Utilize este padrão com a nota tónica (T) na oitava casa da guitarra e toque toda a escala em cima de um acorde de Dó maior. Ouça com atenção cada nota da escala e o efeito que as notas têm em cima do acorde, e repare no som encaixado das notas do acorde. Faça o mesmo no piano se for o seu caso. As teclas azuis mostram a escala do modo e as teclas vermelhas mostram as notas do acorde.

Modo Jônio no piano

Veja o próximo: Modo Dórico.

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.