fbpx

Desmistificando os modos gregos 10/15: Modo Dórico

No artigo anterior vimos o modo Jônio. O modo Dórico é um tipo de escala menor (tem uma terça menor) e é muito utilizada em improvisação de jazz e blues. É normalmente a primeira escolha para tocar em cima de um acorde menor não relacionado (ou seja um acorde menor que não está claramente a indicar qual a tonalidade). Este modo mistura-se muito bem com a escala pentatónica menor.

pack-piano
Pacote completo para aprenderes a tocar piano.

Comparação

I
II
III
IV
V
VI
VII
I
Ré maior
D
E
F#
G
A
B
C#
D
Ré Dórico
D
E
F
G
A
B
C
D
Intervalos do modo
1
2
b3
4
5
6
b7
1

 

Observações

Em primeiro lugar repare que o modo tem uma terça menor. então é uma escala menor. Também tem uma sétima menor, o que significa que resulta bem em cima de acordes menores 7. Mantém a sexta maior da escala maior que é a principal característica do modo, e dá ao modo um ligeiro sabor a escala maior, muito bom no blues.

Nota característica: 6ª maior – A sexta maior é a nota chave deste modo, é o único modo menor com uma sexta maior

Acordes associados ao modo Dórico

Menor, menor7, menor6, menor9, menor11

Melhores notas a tocar

Todas as notas soam bem no modo Dórico apesar de pessoalmente não apreciar repousar no segundo grau, este pode soar dissonante devido a estar a um semitom a terça menor. Este modo pode ser utilizado de várias formas, mais comummente misturado com licks de blues na pentatónica menor. O modo Dórico assenta muito bem em torno das notas da escala pentatónica e ambas podem ser bem integradas. Tente enfatizar o sexto grau já que esta nota é a característica do modo. Ouça e experimente.

Treino

O diagrama da guitarra mostra uma escala maior com as notas do acorde do modo dórico a vermelho. A azul vemos a nota característica do modo. Coloque a nota “T” (tónica) na 10ª casa do braço da guitarra e terá o modo Ré Dórico, campo harmónico de Dó maior.

Modo dórico guitarra

Toque a escala em cima de um acorde de Ré menor, ou outro dos acordes mostrados em cima e mais uma vez ouça cada nota com muita atenção. Após ter feito isto pode tentar visualizar uma posição da escala pentatónica menor que contem todas as notas a vermelho e mais algumas. Então tente misturar um pouco das duas escalas em improviso, irá divertir-se bastante. Também pode fazer isto no piano. As teclas a azul mostram a escala do modo dórico, a vermelho as notas do acorde e a amarelo a nota característica do modo.

Modo dórico piano
Próximo artigo: Modo Frígio.

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.