fbpx

Os benefícios de escrever primeiro a letra da música

Segredos da composição musicalSe você nunca criou uma música começando por escrever as letras, pode muito bem estar a perder algumas ótimas vantagens que poderão melhorar muito a sua capacidade de escrita. Neste artigo vamos numerar algumas dessas vantagens:

  1. Maior potencial para criar palavras e frases que têm grande impacto. Quando começa por escrever a letra da música, irá colocar a ênfase no “como” diz as coisas, e depois trabalhar nas ideias melódicas para melhorar essas palavras.
  2. Melhor habilidade para encontrar palavras descritivas e emocionais. Já sabemos que as palavras descritivas pertencem ao verso e as emocionais pertencem ao refrão. Trabalhar na letra da música primeiro significa que você tem maior controlo em como e onde as palavras irão aparecer nas várias secções da música.
  3. Melhor habilidade para contar uma história. Trabalhar nos acordes primeiro (ou até na melodia) pode por vezes exigir que você force palavras. Mas se começar por escrever a letra primeiro, terá um maior potencial para uma história muito mais natural.
  4. Torna a escrita da melodia possivelmente mais fácil. As melodias que são criadas com a letra em mente podem ser ajustadas para dar ênfase a palavras chave da letra da música.

Ao focar na letra da música em primeiro lugar, terá controlo do aspeto que comunica diretamente com o ouvinte: as palavras que está a utilizar.

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.