Back

Composição musical – Diferenças entre verso, refrão e ponte

Segredos da composição musicalQuando uma música está bem escrita, tem a habilidade de agarrar o ouvinte e mantê-lo atento. De certa forma, uma música é bem conseguida se conseguir sentir que é boa agora e que ainda vai ficar melhor. Na composição musical, as letras, têm uma forma de fazer isto – alternando entre palavras e frases descritivas, e depois alterando para uma resposta emocional. Veja estas dicas sobre como as suas letras devem normalmente alterar-se durante o progresso da música:

  1. Verso 1: Não comece o primeiro verso a contar ao ouvinte como se sente. É demasiado cedo. Ao fazer isso está a tentar suscitar uma resposta na audiência, e ainda não lhes deu nada para que possam sentir algo. Utilize este verso para criar o ambiente, para dizer ao ouvinte qual é a situação do tema. Esta parte da música de mostrar “o que está a acontecer“.
  2. Os compassos antes do refrão (pré refrão) pode ser uma fase onde começa a alterar as suas letras. É a altura de começar a dar uma opinião do que sente em relação ao que disse no verso 1. Permita neste momento uma resposta emocional.
  3. No refrão você deve estar completamente aberto, emocionalmente falando. É a sua oportunidade de dizer como se sente e deitar para fora toda a sua emoção.
  4. O segundo verso continua a ser narrativo, no entanto pode acrescentar um pouquinho de mais emoção que no primeiro. Nesta altura o ouvinte já ouviu a sua resposta emocional, então enquanto expande a história, permita alguma emoção junto.
  5. As letras do segundo refrão é normalmente igual ao primeiro, mas se for diferente, permite que as emoções sejam ainda mais fortes.
  6. A ponte tem de expandir o seu sentimento. A ponte pode ser uma fase boa para adicionar a história que criou nos versos, misturando com a sua emoção.

Se conseguir ser um mestre neste processo de alternar entre narrativo e emotivo então já solucionou uma das maiores dificuldades na escrita de música.

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

    1 Comentário

  1. 10 Julho, 2018
    Responder

    ola meu amigo, boa noite. adorei o curto tutorial, e gostaria de manter contato, pois montei uma banda com minha esposa a pouco tempo, e pretendemos formar nossas próprias musicas, e gostaria de perguntar se não tem o intuito de nos ajudar com algumas dicas via e-mail, sem muita pressão, só umas dicas também, afinal, o nosso sonho é incentivar a musica aqui no brasil.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PACK NATALDurante o mês de Dezembro consegue todos os nossos Songbooks como prenda de natal.