fbpx

Como criar um gancho (hook) para a sua música passo-a-passo

Um gancho, na música é como um parasita no nosso ouvido que agarra a atenção do ouvinte e faz as pessoas voltarem a ouvir a música vezes sem conta. Quando um gancho é bem criado, este identifica a música aos ouvintes num segundo ou menos, e soa irresistivelmente catchy e excitante musicalmente. É normalmente uma parte muito importante no design formal da música.

Como sabe, um gancho pode formar a base do refrão, onde as palavras são feitas para poderem ser cantadas vezes sem conta, mas também pode ser um pacote melódico/rítmico que vai reaparecendo ao longo da música tanto na forma vocal como instrumental. Ganchos instrumentais que se mantêm ao longo da música são normalmente chamados de riffs.

Pode pensar que quase todos os ganchos, apareceram com brincadeiras no instrumento. Mas pode tentar os seguintes passos. Comece a tocar o acorde de Dó num instrumento à sua escolha e depois faça o seguinte:

  1. Cantarole uma nota. É melhor, para o propósito que pretendemos, tentar as notas Sol ou Mi.
  2. Experimente padrões rítmicos nessa nota. Bata com o seu pé para estabelecer o tempo, e depois improvise ritmos aleatórios na nota que escolheu. Alguns podem ser muito simples, tão simples quanto cantar a nota vezes sem conta com um padrão de notas longas e curtas. (dummmmm dum dum dumm)
  3. Adicione uma segunda e terceira notas ao seu improviso. Irá notar que quando adiciona uma segunda nota, o seu instinto provavelmente será adicionar rapidamente uma terceira. Continue a improvisar padrões rítmicos, e repita os que gostou. Lembre-se, a repetição é uma parte crucial de agarra os ouvintes a um gancho.
  4. Adicione alguns acordes de guitarra. Assim que escolha uma nota do acorde de Dó como ponto de partida, tente tocar o acorde de Dó como primeiro acorde, siga para outro acorde e depois volte de novo para o acorde de Dó. Experimente diferentes acordes, e repare como as suas ideias melódicas e rítmicas irão mudar à medida que altera para diferentes acordes.
  5. Tente aplicar letras às ideias melódicas que criou. Nesta altura, irá notar que o ritmo que escolheu irá mostrar as escolhas para as melhores palavras, mas o contrário também se sucede: Você escolhe palavras que requerem que você escolha novos ritmos.

Irá notar que este tipo de atividade musical é fácil de executar com um parceiro de composição musical: você canta os pedaços musicais, e o seu parceiro toca os acordes. Eventualmente, o que irá criar com este exercício é um pequeno gancho que serve como base para o seu refrão. Experimente estes padrões de 2 ou 3 acordes para desenvolver as suas ideias. Para as sequências de três acordes toque os dois primeiros durando metade do compasso cada um, e depois toque o terceiro durante um compasso inteiro, para que a sequência acabe com um número par de compassos.

  • C – Bb
  • C – F
  • C – F – G
  • C – Dm – G
  • C – Eb – Bb
  • C – Eb –F
  • C – Am – F

Os ganchos são uma parte muito importante na música apesar de não serem obrigatórios. No nosso livro Segredos da Composição Musical poderá saber mais para o ajudar a compor os seus ganchos.

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.