Back

10 Passos para criar uma melodia para sua letra

Se você considera fácil escrever letras, mas acha difícil criar melodias, aqui estão algumas dicas para tornar as suas palavras cantáveis.

[sm_hr]

Veja também o nosso e-book “Segredos da composição musical”. Torne-se o melhor compositor possível!

[sm_hr]

Se você é o tipo de pessoa que considera a escrita da letra como a parte mais interessante e divertida da composição musical, também pode ser o tipo de pessoa que considera a criação de melodias e de progressões de acordes difícil. A tentação nestes casos é automaticamente assumir que você não consegue escrever melodias, e então procurar um parceiro na composição que consiga. E apesar de parcerias na composição musical serem uma coisa positiva, você pode apenas estar a precisar de uma pequena ajuda para fazer a sua mente pensar de forma melódica.

Se você é do tipo de pessoa que escreve primeiro a letra, o desenho básico da sua melodia provavelmente será mais importante para si do que o acompanhamento dos acordes. Isto porque quem escreve primeiro a letra é normalmente muito cuidadoso com a imaginária, ferramentas poéticas, e em como diz as coisas. A melodia que escreve tem um grande potencial para dar vida a esses aspetos. Uma progressão de acordes também tem esse potencial, mas num grau menor.

Então se você tem uma nova letra, mas tem a mente em branco no que diz respeito à melodia, tente seguir os próximos passos de forma a criar essa melodia. É uma boa ideia ter algumas progressões prontas para isto, então crie já alguma, ou escolha alguma destas:

  • C – Dm – G – C;
  • C – Dm7 – G – C;
  • C – Fmaj7 – G7 – C;
  • C – Am – Dm – G – C;
  • C – Em – Am – Dm – G7 – C;

Agora siga os seguintes passos:

  1. Leia a sua letra em voz alta vária vezes. Experimente lê-las em diferentes tempos. Encontre o ritmo natural das suas palavras.
  2. Para cada linha de letra, escreva um número de 1 a 10 que corresponde ao valor emocional dessa linha. Por exemplo, se a linha for apenas descritiva, como: “Sinto o sol a brilhar sobre mim”, pode dar um valor de 1 ou 2. Uma linha como “Deste-me conforto quando pegaste na minha mão”, pode receber um 5 ou 6. Uma linha como, “o fogo no meu coração só arde por ti”, receberia um 8 ou 9.
  3. Para cada verso ou secção da letra, escreve as duas ou três palavras que têm mais valor emocional. Estas devem ser as palavras que se destacam e que têm mais atenção dos ouvintes.
  4. Para cada verso ou secção, encontre uma palavra que sirva como ponto climático: uma palavra que se possa dizer: “é sobre isto que o verso todo se refere”.
  5. Toque o primeiro acorde da progressão na sua guitarra ou teclado. Cante a nota tónica (Se for o acorde de Dó cante a nota Dó).
  6. Comece a recitar o seu poema nessa nota, e pense no ritmo natural das suas palavras. Para sílabas acentuadas, pode manter essas palavras durante mais tempo. Assegure-se que deixa o ritmo natural das palavras fluir. Ainda não está a criar a melodia, a sua mente está a fazer a transição entre pensar nas palavras como texto e a passar para letra de música.
  7. Toque a sua progressão de acordes, e cante a melodia na nota tónica. Experimente a duração que vai manter cada acordes, e quão longo será cada palavra ou sílaba. À medida que muda de acorde, se a nota tónica não se encaixar, mova a sua voz para cima ou para baixo até encaixar (mais aguda ou grave).
  8. Comece a cantar a sua letra de novo, desta vez mude a nota de partida de cada linha considerando o valor emocional que atribui anteriormente a cada uma. Se deu um valor baixo, comece numa tónica grave. Se deu um valor médio, experimente começar na terceira. Se deu um valor alto comece na nota dominante (quinta). Se for muito emocional, comece numa tónica mais aguda. Como anteriormente, mova a sua nota para cima ou para baixo para se encaixar na progressão.
  9. Crie saltos melódicos ao considerar as palavras mais emocionais que listou em cima. Quando canta essas palavras, permita que a sua voz dê um salto para uma nota mais aguda.
  10. Crie um ponto de climax ao considerar a palavra que listou no ponto 4. O foco da sua letra pode funcionar bem se este ficar nas notas mais agudas da música.

Claro, não podemos pensar que é assim que todas as boas melodias são escritas. Existem várias formas de criar melodias. Mas se você ainda não consegue criar boas melodias, esta forma mais metódica será uma boa ajuda. Com a prática começará a fazer isto de forma automática, sem pensar no método em si.

Não considere estes passos como regras. São apenas ajudas se estiver a ter uma branca.

Segredos da composição musical

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

    9 Comentários

  1. 10 Agosto, 2017
    Responder

    Boa tarde Ricardo,
    Você pode me dizer se existe algum tipo de regra sobre colocar a melodia na letra. Exemplo: Alguém escreve a letra e outra pessoa fica responsável por colocar a melodia, esta última pode fazer alterações, caso necessárias, na letra? Ou existe algo que a proíba?
    Agradeço!

    • Ricardo Frade
      18 Agosto, 2017
      Responder

      Olá Raquel,
      bom dentro da música não existe qualquer regra, no entanto se uma pessoa escreve a letra e nós vamos criar a melodia, devemos claro perguntar a quem escreveu a música o que ela acha. Se for outra pessoa a escrever a letra pergunte sempre se pode, afinal a letra é de quem a escreveu.

  2. 10 Novembro, 2017
    Responder

    eu queria muito criar uma melodia pra uma musica mas eu queria que fosse no piano mas nao consigo

  3. 12 Fevereiro, 2018
    Responder

    Onde encontrar alguém que eu mande e a letra e a pessoa crie a musica voz e violão apenas.

    • Ricardo Frade
      20 Fevereiro, 2018
      Responder

      Deve procurar algum músico que aceite a sua proposta.

  4. 6 Junho, 2018
    Responder

    Oi boa noite e pq eu fisso uma letra de uma música e não sei colocar a melodia vc poderia min ajudar com a melodia da música como eu fasso pa colocar a melodia

  5. 25 Setembro, 2018
    Responder

    Boa noite você pode colocar a melodia em minhas letras? Se não me indique alguém obrigada.

  6. 3 Julho, 2021
    Responder

    A parte mais complexa de uma canção é a MELODIA.
    Que ingenuidade de alguns aqui, em acreditar que alguém possa receber uma letra ou texto, E produzir uma melodia gratuitamente.
    A melodia é tudo. A letra é nada.
    A melodia tem valor monetário. A letra não.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PACK NATALDurante o mês de Dezembro consegue todos os nossos Songbooks como prenda de natal.