fbpx

Como preparar e gravar a voz

Para começarmos este tutorial, começamos por dizer que existem por aí muitos sítios na web a dizer que precisa de um equipamento de topo para gravar vocais, para que assim possam levá-lo a gastar enormes quantias de dinheiro para eles.Obviamente poderá gastar uma enorme quantia de dinheiro em microfones de topo, compressores e irá obter com certeza uma grande qualidade, mas isto não significa que não poderá tirar uma boa qualidade com material mais barato.

Equipamento necessário:

  • Microfone (condensador ou dinâmico), não um microfone de PC.
  • Pre-amplificador de microfone (não utilize os pré amps das mesas de mistura de dj, estes normalmente não trazem bons resultados, as novas placas de som externas já costumam trazer pre-amps, e várias com grandes resultados)

Computador

  • Placa de som, uma placa de som é uma das prioridades na qualidade pois vai ser ela a tratar da entrada de som. O sinal de um microfone é muito fraco para ligar diretamente ao computador. Aqui é onde entra o pre-amplificador, fortalecendo o ganho do sinal para um nível suficientemente forte para ser gravado no PC. Agora com um software de gravação pode gravar a sua própria demo. Existem algumas alternativas gratuitas e vários softwares profissionais pagos como Logic Pro, Pro tools, Cakewalk Sonar…

Otimizar a qualidade da gravação da voz

O fator mais importante na qualidade da gravação da voz é… o vocalista. Já pode ter ouvido a expressão “Boa técnica de microfone”, isto refere-se a cantores com habilidade para ajustar a distancia deles ao microfone para compensar a parte mais alta da música. Existem também outros fatores que trazem problemas como as palavras que começam com “s”, tornando a sibilância muito forte. Isto pode ser resolvido de várias maneiras. Uma das formas é dizer ao vocalista para virar um pouco a cabeça para fora do eixo do microfone quando pronuncia a silaba.

Outra forma é comprar um equipamento chamado “De-esser”, estes também existem em software. Um De-esser é basicamente um compressor que corta certas frequências, neste caso a das sibilâncias. Muitos compressores já trazem a função de de-esser.

Como maximizar as vozes gravadas

Um estúdio pode fazer magia com gravações fracas de voz. Como tudo existe mais de uma forma de fazê-lo. Poderá pegar no canal esquerdo e aumentar o pitch das vozes um pouco e pegar no canal direito e diminuir o pich um pouco. Isto causará uma mistura na voz, impercetível ao ouvido humano, mas fixará o tom da voz do cantor.
Outra forma é fazer várias gravações da voz e no fim escolher e cortar as melhores.

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.