Como ler partituras – Pauta e Claves musicais

30 Abril, 2014 Teoria Musical , Tutoriais , Vídeo 22849 Visualizações

Neste tutorial vamos começar a entender a pauta musical para ver como ler partituras. Vai haver uma série de tutorais dividido em várias partes para abordarmos com calma todos os aspetos da pauta musical. Então, como já tínhamos dito noutro tutorial, uma pauta musical consiste em 5 linhas horizontais e paralelas, e cada linha e espaço corresponde a uma altura musical (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si). Então e como saber qual linha e qual espaço corresponde a cada nota? É aqui que entram as famosas claves, as mais comuns, a clave de Sol e a clave de . Para começar vamos ver duas imagens de pautas, uma com a clave de Sol e outra com a clave de Fá.

Como ler partituras

As Claves nas Partituras

Como ler partituras

Então, as claves são os símbolos que estão no inicio de cada pauta acima mostrada. A clave de Sol é utilizada para as notas mais agudas e a clave de Fá para as notas mais graves. No piano a clave de Sol representa as notas para a mão direita e a clave de Fá as notas para a mão esquerda. Existem duas maneiras de nos guiarmos pela pauta, uma é saber a nota Sol na clave de Sol e a nota Fá na clave de Fá, e a partir daí contar as alturas. Por exemplo,,na clave de Sol, a nota Sol está na segunda linha a contar de baixo, onde há um cruzamento no símbolo da clave.

A clave de Sol

Nota Sol

Nota Sol na clave de sol

Na clave de Fá, encontramos a nota Fá na quarta linha a contar de baixo. Se decorar isto já é meio caminho andando para encontrar as notas na pauta.

A clave de Fá

Nota Fá

A partir daqui basta contar cada linha e cada espaço. Por exemplo na clave de Sol, estamos na segunda linha na nota Sol, e queremos encontrar o próximo Dó, então subimos a contar cada linha e cada espaço, Sol, Lá, Si, Dó, e iremos parar no espaço em baixo da última linha, e pronto encontrámos o Dó. Podemos ver agora as notas todas em cada clave. Na notação universal. Como ler partituras Como ler partituras

A nota que divide as duas claves é o Dó central. Este Dó é de extrema importância, corresponde à tecla de Dó central no piano, e diz-nos que é a partir dali que tocamos as notas com a mão direita ou com a mão esquerda.

Como ler partituras

O Dó central é a nota com um traço entre as duas pautas

A linha que vemos neste dó chama-se linha suplementar. Como a pauta é feita só com cinco linhas, e temos mais notas que as linhas e espaços juntos, se precisarmos de tocar notas mais agudas que a ultima linha e espaço da pauta,começamos a escrever as notas com um traço e continuamos adiante, sempre a colocar uma linha, um espaço, uma linha, um espaço. Temos aqui uma imagem demonstrativa das teclas do piano na pauta.

“Este tutorial serve como uma breve introdução à pauta musical. Ainda falta falar de outros aspetos, teremos mais tutoriais a abordar tais aspetos para aprendermos como ler partituras.

Como ler Partituras: Parte 2 – Fórmulas de compasso.

Como ler Partituras: Parte 3 – Armadura de clave.

Duração das notas musicais.

 

Sobre o autor

Artigos relacionados

4 Comentários

    • Academia Musical Agosto 28, at 17:27

      Olá Gilmar. Sim temos mais alguns vídeos disponíveis, basta entrar no nosso canal do youtube <a href="http://www.youtube.com/academiamusicalpt" target="_blank" rel="nofollow">http://www.youtube.com/academiamusicalpt</a> e assistir. Inscreva-se no canal para poder estar a para dos novos vídeos.Abraço

Deixa uma mensagem

Apenas utilizadores registados podem comentar