fbpx

Aprender a tocar piano: Por onde começar?

O piano é um dos instrumentos mais versáteis, essencial em muitos estilos de música. Enquanto que ser um mestre no piano requer muitos anos de estudo e prática, um iniciante pode aprender as bases para tocar piano através de um estudo independente. Aprender a tocar piano sem um acompanhamento ou pelo menos um material organizado com algum tipo de estrutura torna-se impossível.

Leitura Recomendada: Como Tocar Piano – Tudo o que precisas saber

  1. Em primeiro lugar deves começar por conhecer o teclado do piano, saber encontrar as notas no teclado é essencial para estudares seja o que for no instrumento. Então começa por conhecer o teclado do piano.
  2. Aprende a postura correta antes de mais. A postura correta irá proteger-te de futuras lesões e ainda melhorará a tua execução.
  3. Começa por aprender alguns exercícios de digitação nas teclas do piano. Isto irá aumentar a tua coordenação e familiariza-te com o teclado.
  4. Aprende a ler partiturasSe quiseres realmente tocar piano, então saber ler partituras é fundamental. Se não souberes ler música não conseguirás executar belas composições. E não te preocupes, ler partituras não é um bicho de sete cabeças, esquece esse mito. Com o nosso e-book ou com outro com qualidade à tua escolha com certeza conseguirás.
  5. Aprende escalas, acordes e o máximo de teoria musical que conseguires. Ao contrário do que se pensa, a teoria musical jamais irá atrapalhar a tua criatividade. Este também é um mito, criado provavelmente por alguém que não teve vontade de estudar e evoluir. A teoria musical irá ajudar-te e muito! Se queres compor músicas então é fundamental que aprendas teoria musical. Também convidamos-te a ver o nosso e-book sobre o tema:Teoria musical fundamental.

  6. Por fim aprende a tocar as tuas composições favoritas e cria o teu repertório!
pack-piano
Pacote completo para aprenderes a tocar piano.

 

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.