
Acordes invertidos – Como inverter acordes
- Postado por Ricardo Frade
- Categorias Teoria Musical, Tutoriais, Vídeo
Last Updated on 31 Março, 2019 by Ricardo Frade
Como já vimos noutro tutorial, um acorde é um conjunto de 2 ou mais notas tocadas em simultâneo. Também vimos que o nome do acorde é igual à primeira nota de um acorde. Seguindo esta lógica se tivermos as notas Dó, Mi e Sol teríamos o acorde de Dó maior pois a primeira nota é o Dó. No entanto podemos ter um acorde de Dó maior e a nota mais grave ser o Mi ou o Sol. Como? Simples, com a inversão dos acordes. Com os acordes invertidos continuamos com as mesmas notas, no entanto mudamos qual das notas será a mais grave. Neste tutorial vamos ver as inversões para as tríades (acordes de três notas).

Acordes Invertidos
1ª Inversão
Se a nota mais grave de um acorde for a terceira do acorde, ou seja a segunda nota que compõe o acorde, então o acorde encontra-se na primeira inversão. Pegando no acorde de Dó maior, sabemos que a segunda nota do acorde é Mi, então temos duas hipóteses de inversão:
2ª Inversão
Se a nota mais grave for a quinta, ou seja a terceira nota que compõe o acorde, então o acorde está na segunda inversão.
Então podemos ter duas hipóteses:
Os acordes invertidos continuam a ser os mesmos, além do seu som ser um pouco diferente. A inversão de acordes deve ser bem explorada quando se compõe uma música, pois muitas vezes mesmo tendo as mesmas notas, basta mudar as suas oitavas para conseguir uma progressão muito mais agradável. Os acordes invertidos são utilizados para várias funções. Uma delas é para simplesmente oferecer uma maior variedade de sonoridade dentro da mesma progressão de acordes. Outra função muito comum dos acordes invertidos é criar uma linha de baixo ascendente ou descendente com os acordes.
Excerto retirado de: Teoria musical fundamental.
Tag:acordes, teoria musical
https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/
Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.
O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.
Você também pode gostar

O Que é Um Acorde Dominante?

É possível aprender a tocar guitarra através do youtube?
