Acordes abertos na guitarra: Primeiros acordes a decorar

4 Maio, 2014 Guitarra , Instrumentos , Tutoriais 5168 Visualizações

Acordes abertos na guitarra ou violão, são acordes executados nas primeiras três casas da guitarra e contêm cordas soltas. Estes são os acordes básicos que deve decorar logo de início. Além de haverem muitos mais acordes, é possível tocar uma enorme variedade de músicas só com os acordes abertos. O desenho destes acordes são de extrema importância, pois através destas formas irão criar-se os acordes com pestana (mais avançado). Por isso é de extrema importância que decore estes acordes e que aprenda a tocá-los bem. Se conseguir tocar os acordes abertos com facilidade, com certeza já poderá dar um bom “show”. Então vamos ver os acordes abertos na guitarra/violão:

[hr]

Conheça o nosso Curso de Guitarra: Nível Iniciante em livro e DVD!

[hr]

Acorde aberto de Dó maior

Acorde aberto de dó maior

Tocamos o acorde de Dó maior colocando o dedo anelar na terceira casa da quinta corda, o dedo médio na segunda casa da quarta corda e o dedo indicador na primeira casa da segunda corda. Não devemos tocar a sexta corda Mi. Este acorde exige alguma flexibilidade na mão, então não desanime se tiver dificuldades no inicio.

Acorde aberto de Ré maior

Acorde aberto de ré maior

Tocamos o acorde de Ré maior colocando o dedo anelar na terceira casa da segunda corda, o dedo médio na segunda casa da terceira corda e o dedo indicador na segunda casa da primeira corda. Tocamos apenas as três primeiras cordas.

Acorde aberto de Mi maior

Acorde aberto de Mi maior

Este acorde é um pouco mais fácil. Colocamos o dedo médio na segunda casa da quinta corda, o dedo anelar na segunda casa da quarta corda e o dedo indicador na primeira casa da terceira corda. Tocamos todas as cordas.

Acorde aberto de Sol maior

Acorde aberto de Sol maior

Este acorde exige uma maior elasticidade dos dedos. Então o dedo médio deve ir para a terceira casa da sexta corda, o dedo indicador para a segunda casa da quinta corda e o dedo anelar para a terceira casa da primeira corda. Toque todas as cordas.

Acorde aberto de Lá maior

Acorde aberto de Lá maior

Neste acorde devemos utilizar o dedo mindinho na segunda casa da segunda corda, o dedo anelar na segunda casa da terceira corda e o dedo médio na segunda casa da quarta corda.

Acordes menores

Agora vamos ver os acordes menores na posição aberta

Acorde aberto de Ré menor

Acorde aberto de ré menor

Colocamos o dedo médio na segunda casa da terceira corda o dedo anelar na terceira casa da segunda corda e o dedo indicador na primeira casa da primeira corda. Tocamos as quatro primeiras cordas.

Acorde aberto de Mi menor

Acorde aberto de Mi menor

Este acorde toca-se como o acorde de Mi maior mas retiramos o dedo indicador. A forma mais correta é tocar com o dedo anelar na segunda casa da quarta corda e o dedo médio na segunda casa da quinta corda.

Acorde aberto de Lá menor

Acorde aberto de lá menor

O acorde de lá menor é parecido ao de Mi maior. Utilizamos o dedo médio na segunda casa da quarta corda, o dedo anelar na segunda casa da terceira corda e o dedo indicador na primeira casa da segunda corda. Treine e decore estes acordes, mas atenção deve tocar lentamente e ter alguma paciência. É importante tocar as cordas com a ponta dos dedos, para não ouvir o famoso trastejar. Treine com calma mantendo o som de cada acorde o mais limpo possível.

Convidamo-lo também a conhecer o nosso curso de guitarra online.

Sobre o autor

Artigos relacionados

0 Comentários

Ainda sem comentários

Podes ser o/a primeiro/a a comentar este post!