fbpx

5 dicas para escrever a sua primeira música

Escrever músicas requer uma grande quantidade de paciência e trabalho árduo. Felizmente, há muita diversão e satisfação misturada durante o processo, aqui ficam cinco dicas para escrever a sua primeira música:

Não perca o nosso Super Pack Pianista. Clique aqui para aprender a tocar piano e a compor música.

1 – Encontre uma mensagem pela qual se sinta apaixonado.

Escolher uma causa que tenha a ver consigo. Escreva sobre a rapariga pela qual está inseguro falar, ou sobre aquele amigo de quem sente saudades. Escreva sobre o que lhe indigna, sobre o que lhe fascina, sobre o que pensa no seu dia a dia. Escreva sobre o que sabe e torne essa escrita pessoal. Mantenha simples. Se um tema é vital para si, pode ser vital para outras pessoas também. Da mesma forma se não se interessar pelo que escreve, não espere que os outros se interessem também.

2 – Encontre uma melodia simples.

Muitos compositores novos dão voltas e voltas a tentar ser demasiado complexos para tentar impressionar os amigos e influenciar editoras. Os compositores não são pagos por nota – são compensados pela conexão que criam nas sinapses dos neurónios dos ouvintes. Normalmente as melodias mais simples são as mais marcantes.

3 – Encontre uma progressão de acordes simples.

Tente na guitarra ou no piano criar este elemento para a sua música, ou pesquise na internet progressões de acordes que possam ir ao encontro e encaixem na sua melodia.

4 – Encontre um sitio para escrever.

Encontre um sitio calmo, inspirador para deixar a sua mente calma, acenda incenso, e deixe as melodias e os sentimentos fluir. Se não for possível, qualquer local caótico dará na mesma. Tente que nada o distraia nesta fase.

5 – Sinta confiança para pôr o seu coração e a sua alma na música e partilhar a sua música com os outros.

É através da repetição deste processo que irá descobrir como melhorar a sua música. Oiça todas as opiniões, e não se esqueça que haverão opiniões más, cabe a si analisar cada uma delas com a mente aberta, e ver as que são sinceras e aquelas que podem eventualmente ser inveja.

 

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

    1 Comentário

  1. 28 Julho, 2014
    Responder

    eu sou Evelyn , tenho 12 anos ,nasci e fui criada em Miguel Couto (nova Iguaçu )…
    sou de uma família simples ñ tenho muita condição para comprar musicas então veio tentando escrever a minha própria musica ,jah inventei algumas mas não gostei muito, meu sonho desde pequenina é ser cantora me inspiro muito na cantora Anitta , na cantora Manu_gavassi ,e ate no programa de TV Julie e os fantasmas ,eu ñ tenho nenhum instrumento mas meu primo tem um teclado e meu tio um violão então vou pedir a ajuda deles ,,, meu pai trabalha viajando e minha mãe tem um escritório de empréstimos aqui no nosso bairro ,minha mãe foi processada então o dinheiro dela o do meu pai vai todo para a conta da mulher q processou minha mãe então agora nesse momento eu e minha família ñ temos condições para pagar um curso de musica ,então resolvi me esforça o bastante pra criar minha musica e botar nas redes sociais para divulgar ,rezo muito para q algum programa me descobri,,e eu adorei muito as 5 dicas de vcs obrigada!

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.