
Top 10 músicas clássicas
- Postado por Ricardo Frade
- Categorias Curiosidades
Last Updated on 13 Maio, 2014 by
Todos aceitamos o facto que a música clássica não é necessariamente para todos os gostos e feitios, no entanto um conhecimento básico desta deve ser parte integral da nossa cultura. A influência cultural da música clássica é estrondosa, e se procuramos um auto-crescimento artístico e melhor apreciação pela arte, então um conhecimento básico deste género é essencial. Mas com uma tão vasta quantidade de música “clássica” (clássico é agora utilizado para descrever todos os estilos da época, incluindo o Barroco e o Romântico). É aqui que entramos, vamos ver 10 das melhores peças clássicas.
#10 – Four Seasons, Antonio Vivaldi
Compositor Barroco, Antonio Vivaldi. O trabalho mais famoso é “Four Seasons” (Quatro estações), escrita por volta de 1723. As quatro peças foram originalmente escritas como acompanhamento para quatro sonetos, que também foram escritos por Vivaldi.
#9 – Ode to Joy, Beethoven
Esta é talvez a parte da 9ª Sinfonia mais conhecida, a peça de mestre de Beethoven, acabada em 1824. É um testamento de quão génio ele era, visto que quando foi escrita Beethoven estava completamente surdo, e escreveu baseado no que ouvia na sua mente!
#8 – Also Sprach Zarathustra, Richard Strauss
Um compositor relativamente moderno, Richard Strauss compôs na última fase da época Romântica, e esta peça, “Thus Spake Zarathusa” é talvez o seu trabalho mais famoso, completado em 1896. Foi inspirado por um teatro filosófico pelo filósofo Alemão Friedrich Nietzsche. A peça é dividida em nove secções, e a primeira, chamada Sunrise, é a mais famosa.
#7 – Mars and Jupiter de “Planets Suite”, Gustav Holst
Enquanto que o inteiro “Planets Suite” foi extensamente utilizado, Marte e Jupiter é de longe o mais conhecido.
#6 – Ride of the Valkyries, Richard Wagner
O “Rid of the Valkyries”, é a segued parte das quatro partes de “The Ring Cycle”. Esta opera levou 26 anos a ser terminada, e a sua influencia em novas formas musicais no século XIX é enorme.
#5 – Toccata e Fugue, J.S. Bach
Talvez a peça musical mais conhecida para órgão. Existe um debate em volta da autoria de “Toccata e Fugue”, mas quase toda a gente aceita como sendo de Bach. Bach compôs de forma prolífica e esta é só uma das várias peças que são imediatamente reconhecidas.
#4 – Canon em Ré maior, Johann Pachelbel
Johann Pachelbel foi um compositor aclamado do período Barroco, e é tido como um dos compositores mais importantes do período. Foi um organista Alemão proeminente e professor, e dos muitos trabalhos que compôs, “Canon em Ré maior” é de longe a mais famosa. É tecnicamente sofisticada, misturando varias formas musicais.
#3 – Nessun Dorma, Giacomo Puccini
Apesar de Puccini ter escrito apenas 12 óperas, é tido como o mais importante compositor de ópera do século XX.
#2 – Adagio for Strings, Samuel Barber
Samuel Barber pode ser conhecido apenas por esta peça, mas está entre as mais populares composições clássicas do século XX.
#1 – O Fortuna, Carl Orff
Quase todas as pessoas vão conhecer a música pelas primeiras duas notas, com as sua explosão de vozes e instrumentos de percussão.
https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/
Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.
O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.
Você também pode gostar

6 Músicos que faliram
Deixa aqui um comentário Cancelar resposta
This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.
2 Comentários
Olá,
Li e apreciei os diversos assuntos abordados. Muito obrigado.
Quero porém dizer, que gostei muito do tema referente ao modo como deveremos esquematizar os nossos estudos de Guitarra , ou outros, para atingir os objetivos previamente elencados para o estudo da Guitarra.
Gostei.
Mais uma vez obrigado,
José Pereira
uma porra mesmo