fbpx

Mulheres sentem-se mais atraídas por homens que tocam guitarra

Guitarra mulheresQuer ganhar pontos com o sexo oposto? Pegue na guitarra. Um novo estudo sugere que as mulheres acham os homens com habilidades musicais mais atraentes.

Apesar de talvez não ser possível conseguir o magnetismo que Lenny Kravitz tem com as mulheres, existe uma dica que pode aprender com os músicos – tocar guitarra aumenta o seu sex appeal. Até a ciência diz que o clichê está correto.

De acordo com um estudo publicado na Psychology of Music, é mais provável uma mulher dar o seu numero de telefone a um homem que transporte uma guitarra do que a um que transporte um saco de ginásio. Para a experiência, um homem atraente abordou 300 mulheres e depois de as elogiar, pediu o seu número de telefone. O teste foi feito em três cenários diferentes: uma com o homem transportando uma guitarra, um saco de ginásio, e um sem carregar nada. Mais de um terço das mulheres deram o seu número quando o homem carregava a guitarra, 14% responderam afirmativamente quando não carregava nada, e apenas 9% partilharam o seu número quando o mesmo tinha o saco do ginásio.

O que aconteceu? As mulheres associam o talento musical com vantagem genética e habilidade intelectual. Mais, existem algo no estilo e um fator de divertimento. “A música induz um efeito positivo, e este efeito positivo premeia a recetividade a um pedido,” diz Nicolas Guéguen, autos do estudo e investigador na University of South Brittany na França.

Outro estudo, publicado em Letters on Evolutionary Behavioral Science, mostrou que as mulheres parecem mais recetivas a um perfil do Facebook que mostre um homem com um instrumento musical. Os investigadores enviaram um pedido de amizade a 100 mulheres solteiras com uma nota, “Hey tudo bem? Gosto da sua foto”. A única diferença foi que quem enviou tinha uma foto de perfil que incluía uma guitarra ou então não incluía. No fim do estudo, 28% das mulheres respondeu positivamente ao aparente guitarrista, contudo apenas 10% das mulheres respondeu positivamente quando não tinha a guitarra.

Resumindo, abordar uma mulher dando a noção que você é músico é como meter o seu pé na porta de entrada. É semelhante a outras técnicas que normalmente deixam uma mulher mais aberta à sedução, como tocar gentilmente no seu braço enquanto conversa. Os investigadores até lhe deram um nome: seleção sexual da teoria da música. A teoria sugere que a música serve como um sinal na seleção dos machos.

Mas não desespere se o seu único talento é tocar air guitar. Tocar numa guitarra real não é impossível. “Com a guitarra apenas tem de aprender alguns acordes e estará apto para tocar várias músicas simples”, diz Elena Ruehr, professora de música na Massachusetts Institute of Technology. “Praticamente qualquer pessoa pode aprender com algumas aulas e algum treino.”

E como estamos nos site da academiamusical não poderíamos de deixar de vender o nosso peixe. Aproveite o nosso site e comece já a aprender a tocar guitarra!

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.