Você tem medo de errar?
Certo dia assisti a uma palestra com Ken Robinson que me fez pensar seriamente nas consequências que a sociedade atual, imediatista e perfecionista, está a causar na população. Estas consequências ainda são mais sentidas quando o assunto são as artes, onde a criatividade é imprescindível.
Talvez nunca tenha parado para pensar, mas você tem medo de errar? Estará a viver numa constante ansiedade ou num constante medo sem saber ao certo do que se trata? Quase todo o mundo já se deve ter deparado que o nosso sistema está montado para resultados económicos e foi deixado quase de parte a evolução como seres. Você nunca poderá evoluir como ser humano se continuar com medo de errar!
Errar é a coisa mais correta que fazemos como seres humanos.
Desde crianças somos bombardeados com a ideia de perfecionismo, e somos educados com a ideia de que o erro deve ser condenado. Esta forma de ver a vida é meio caminho para o nosso insucesso e para a nossa infelicidade. É impossível o ser humano não cometer erros, e aliás o nosso cérebro está programado para aprender desta forma, tentativa e erro. Sendo impossível o ser humano não cometer erros, como será que alguém educado com a ideia de que errar é um ato condenável se sentirá mais cedo ou mais tarde? Pois bem…
Só arriscando no desconhecido encontrarás o teu potencial.
O medo de errar vem normalmente associado com a necessidade de se receber a aprovação de terceiros. Isto não faz qualquer sentido no momento que percebemos que nós somos o único marinheiro que navega o barco da nossa vida. O erro é o nosso melhor amigo, o erro é quem nos confirma “Não resulta, faz de outra forma”. Nunca tenha medo de errar, errar é natural e mais que isso é BOM! Se você quer evoluir como ser humano, arrisque, erre e aprenda tanto quanto puder. Não espere a aprovação dos outros, erre até sentir que o que está a fazer realmente lhe deixa feliz.
Quer ter algo que nunca teve? Faça algo que nunca fez.
Se você não estiver preparado para errar, nunca conseguirá criar algo original.