fbpx

Você tem medo de errar?

Certo dia assisti a uma palestra com Ken Robinson que me fez pensar seriamente nas consequências que a sociedade atual, imediatista e perfecionista, está a causar na população. Estas consequências ainda são mais sentidas quando o assunto são as artes, onde a criatividade é imprescindível.

Talvez nunca tenha parado para pensar, mas você tem medo de errar? Estará a viver numa constante ansiedade ou num constante medo sem saber ao certo do que se trata? Quase todo o mundo já se deve ter deparado que o nosso sistema está montado para resultados económicos e foi deixado quase de parte a evolução como seres. Você nunca poderá evoluir como ser humano se continuar com medo de errar!

Errar é a coisa mais correta que fazemos como seres humanos.

Desde crianças somos bombardeados com a ideia de perfecionismo, e somos educados com a ideia de que o erro deve ser condenado. Esta forma de ver a vida é meio caminho para o nosso insucesso e para a nossa infelicidade. É impossível o ser humano não cometer erros, e aliás o nosso cérebro está programado para aprender desta forma, tentativa e erro. Sendo impossível o ser humano não cometer erros, como será que alguém educado com a ideia de que errar é um ato condenável se sentirá mais cedo ou mais tarde? Pois bem…

Só arriscando no desconhecido encontrarás o teu potencial.

O medo de errar vem normalmente associado com a necessidade de se receber a aprovação de terceiros. Isto não faz qualquer sentido no momento que percebemos que nós somos o único marinheiro que navega o barco da nossa vida. O erro é o nosso melhor amigo, o erro é quem nos confirma “Não resulta, faz de outra forma”. Nunca tenha medo de errar, errar é natural e mais que isso é BOM! Se você quer evoluir como ser humano, arrisque, erre e aprenda tanto quanto puder. Não espere a aprovação dos outros, erre até sentir que o que está a fazer realmente lhe deixa feliz.

Quer ter algo que nunca teve? Faça algo que nunca fez.

Se você não estiver preparado para errar, nunca conseguirá criar algo original.

 

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.