fbpx

Como Tirar Músicas de Ouvido com o Transcribe!

Se és músico, seja guitarrista, pianista, baixista ou o que for e não tiras músicas de ouvido, então estás a cometer um grande erro. Ter a capacidade de tirar músicas de ouvido é talvez das mais importantes capacidades que devemos ter enquanto músicos. Se pesquisares por qualquer grande músico, todos eles tiram músicas de ouvido. Imagina o Jimi Hendrix, não teve uma formação tradicional na música, não sabia ler música, não existiam as facilidades que existem hoje. Como ele aprendeu a tocar? Ouvindo!

Com tantas facilidades hoje em dia com a internet, era de esperar que também aparecessem mais lendas na música, no entanto cada vez mais os novos estudantes esquecem-se de uma coisa importantíssima: A música é som! O ouvido é simplesmente o mais importante. Se queres realmente dar o próximo passo, então terás de o desenvolver. Sem um bom ouvido NUNCA podemos ser bons músicos, desculpa a sinceridade.

Mas há boas notícias, o ouvido treina-se, e no que toca à transcrição de músicas existem ferramentas ótimas para nos auxiliar. Mas hoje vamos falar o que para mim, é simplesmente o melhor software no qual investi. Transcribe! é um software que como o nome indica, nos auxilia a transcrever músicas. Como?

O transcribe! permite-nos usar um série de ferramentas para nos facilitar na transcrição, ou até no aperfeiçoamento de uma música. Vamos ver as principais funcionalidades:

Alteração da velocidade

O Transcribe! permite-nos alterar a velocidade da música sem alterar o seu tom. Isto é excepcional. Quando estamos a transcrever uma música podemos alterar a sua velocidade até 1%, mas normalmente 50% já torna até os solos mais avançados, muito mais fáceis de transcrever.

Velocidade Transcribe
Botões de alteração de velocidade

Alteração de tom

Outra ferramenta muito interessante é a alteração de tom da música. Podemos ir aumentando ou diminuindo de meio em meio tom para escolher o que desejarmos. Isto é bastante útil. Por exemplo, actualmente estou a transcrever a música Anastasia do Slash. O Slash utiliza a sua guitarra meio tom a baixo nesta música. Para não ter de estar sempre a alterar a afinação da minha guitarra, eu simplesmente abro a música no Transcribe! e aumento meio tom à música e transcrevo com a minha guitarra na afinação padrão. Quando a quiser tocar ao vivo altero a afinação da minha guitarra mas toco da mesma forma.

afinação transcribe
Aqui podemos aumentar ou diminuir semitons ao tom da música.

EQ

Outra ferramenta muito boa é podermos aplicar filtros nas frequências da música. Ou seja, imaginemos que estamps a transcrever a guitarra. Podemos remover as frequências mais graves para tornar o som da guitarra mais limpo e perceptível. Além disso o Transcribe! já traz presets configurados.

EQ Transcribe

Seleção e teclado

Com a ferramenta seleção, podemos escolher um trecho da música e deixar esse trecho em loop (repetição). Podemos também utilizar marcadores para saber facilmente onde estão as partes da música ou fazer anotações, por exemplo, identificar onde está o solo da música.

Transcribe

O teclado que vemos na imagem é um sintetizador. Se não tens um instrumento podes utilizá-lo para encontrar as notas da música com precisão.

O transcribe! também permite-nos gravar com o microfone, além de várias outras ferramentas que não estamos a mostrar aqui.

Sugestão de notas e acordes

Outra ferramenta simplesmente estrondosa, é a capacidade do Transcribe! nos oferecer sugestões de acorde e notas. Apesar de não ser 100% preciso, a verdade é que funciona e acerta a grande maioria das vezes.

Sugestão de notas no Transcribe
Sugestão de notas.
Sugestão de acordes no transcribe
Sugestão de acordes.

Treinar com o Transcribe

O transcribe! pode ter outra utilização poderosa além da transcrição. Eu como guitarrista gosto de aprender solos difíceis. E quem toca solos difíceis sabe que temos de ir tocando lentamente e aumentando a velocidade aos poucos. Utilizando o transcribe! posso tocar juntamente com a música a velocidades mais lentas e ir aumentando à medida que vou evoluindo até chegar à velocidade original.

Versão de avaliação

Se quiseres fazer um teste completo do software podes descarregar gratuitamente a versão de avaliação de 30 dias e podes descarregar aqui:

O preço do software é de 39$ o que é muito bom se levas a música a sério. Afinal quanto vale a tua paixão e a tua vontade para ser um bom músico? Vê aqui o site oficial.

Se realmente queres um software poderoso e ao mesmo tempo simples para te auxiliar a transcrever músicas e a treinar no teu instrumento, escolho Transcribe!.

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

    2 Comentários

  1. 9 Abril, 2015
    Responder

    gostaria de comprar este softer de tirar musica de ouvido mas não sei como

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.