fbpx

Quantas horas treinar guitarra por dia?

Quantas horas treinar guitarra por dia

Se estás a aprender a tocar guitarra com certeza já fizeste esta pergunta: Quantas horas por dia devo treinar guitarra ou estudar guitarra? Meia hora? 2 horas? 8 horas? 12?|! Será o mito das 8 horas de estudo diário mesmo um mito?

Existe um limite de horas por dia para treinar guitarra? Quanto tempo é suficiente treinar para tocar bem guitarra? Existe algum tempo ideal?

E já agora, se ainda estás a dar os teus primeiros passos não deixes de te inscrever no curso gratuito de iniciação à guitarra.

Quanto tempo por dia devo treinar guitarra? O que dizem o profissionais?

Alguns dos melhores artistas do século XX partilharam a sua opinião sobre o a duração ideal de estudo na guitarra. As opiniões são diversas. Rubinstein por exemplo, em entrevista afirmou que ninguém deveria precisar de praticar um instrumento mais de 4 horas por dia. A justificação é que se precisamos de mais de 4 horas por dia para praticar um instrumento, provavelmente estamos a praticar mal.

Outros grandes artistas expressaram opiniões semelhantes. Diz-se que o violinista Nathan Milstein perguntou uma vez ao seu professor Leopold Auer quantas horas por dia deveria praticar. Auer respondeu:

Pratica com o teus dedos e precisarás de treinar o dia todo. Pratica com a tua mente e precisarás de 1 hora e meia.”

Heifetz também expressou que nunca acreditou em praticar demasiado tempo e que o excesso de treino no instrumento “é tão mau como praticar demasiado pouco“. Heifetz afirmava que nunca praticava mais de 3 horas por dia em média e que não praticava de todo ao domingo. E esta dica é valiosa. Como parte do meu treino, eu reservo um dia em que não estou permitido a pegar na minha guitarra. Este descanso origina uma nova vontade de pegar na guitarra no dia seguinte.

O ponto de vista da psicologia: Quantas horas treinar guitarra por dia?

Quando se trata de entender a performance de alto rendimento, o psicólogo Anders Ericsson é talvez a maior autoridade do assunto. As suas pesquisas são a base da “regra das 10 000 horas” que sugere que em média levamos 10 000 horas de treino para atingir o grau de expert numa área. Mas atenção são 10 000 horas de treino deliberado.

Estudar guitarra sem foco

Já observaste alguém a praticar? Como praticas guitarra? A maioria das pessoas pratica guitarra sem qualquer foco, simplesmente repetindo um exercício (“Tocar esta passagem 10 vezes”) ou praticando eu piloto automático. Existem três problemas em estudar guitarra sem foco.

1. Perca de tempo

Esta é a forma que origina aquela sensação de que praticamos uma música durante horas ou semanas e ainda assim sentimos que não melhorámos grande coisa. Além disso, podemos estar a fazer um desfavor a nós mesmos, estando a praticar maus hábitos sem que nos apercebamos. Corrigir estes maus hábitos será muito mais difícil se tivermos passado demasiado tempo a repetir esses erros.

2. Torna-te menos confiante

Isto ainda te torna menos confiante já que te apercebes que não consegues tocar algo bem de forma consistente. A confiança necessária para pisares o palco advém destes fatores:

  1.  Conseguir dominar o que queres tocar 10 vezes em 10 tentativas;
  2. Saber que não foi apenas “sorte”;
  3. Saber precisamente porque consegues ou porque não estás a conseguir.

3. É entediante

Praticar sem foco é um sacrifício. Um treino com foco deve ter objetivos concretos, por exemplo: Praticar uma passagem até que soe a X ou praticar uma passagem até conseguir entender como fazê-la soar a Y.

Treinar guitarra de forma deliberada

O que é estudar ou praticar guitarra de forma deliberada? O treino deliberado é uma atividade sistematizada e estruturada. Ao invés do método de tentativa e erro, é um processo com objetivos definidos. Como disse o violinista Paul Kantor, o local de estudo deve ser como um laboratório, onde possamos pensar livremente com diversas ideias diferente. Tanto musical como tecnicamente, para ver qual a combinação de ingredientes produz o resultado que procuramos.

O estudo deliberado é lento e envolve a repetição de pequenas secções específicas do teu repertório ao invés de tocares as músicas completas (por exemplo trabalhar apenas na nota de abertura do teu solo para garantir que ela “diz” exatamente o que queres, ao invés de tocares a frase completa).

O estudo deliberado da guitarra envolve monitorar a nossa performance (em tempo real mas também através de gravações), buscando novas formas de melhorar. Isto significa escutar atentamente o que acontece para que consigas entender o que não está bem. Por exemplo, a nota foi tocada com um bend? Um slide, palhetada, com unha? Como queres alterar o timbre da nota?

Quantas horas por dia devo estudar guitarra?

Descobrirás que o estudo deliberado é bastante extenuante, requerendo uma grande quantidade de energia para manter o foco necessário. Praticar guitarra mais que uma hora e meia de seguida será provavelmente contra produtivo assim como emocionalmente extenuante. Até os mais dedicados sentem dificuldades em praticar mais de quatro horas por dia.

Os estudos têm variado na duração diária de prática entre 1 a 8 horas e os resultados sugerem que existem poucos benefícios em praticar mais de 4 horas por dia. Também indicam que os ganhos começam a declinar a partir da 2ª hora. A chave é encontrares a duração que consegues manter a tua concentração em alta.

5 Dicas para treinar guitarra de forma mais eficiente

1. Duração

Mantem as sessões de estudo limitadas a uma duração que te permita manter focado/a. Isto pode significar 10-20 minutos para jovens, como 45-60 min para os mais velhos.

2. Timing

Descobre quais os momentos do dia que tendes a sentir mais energia. Para algumas pessoas é de manhã, outros depois do almoço, outros ainda é de noite. Tenta agendar as sessões de estudo para esses horários para que consigas um melhor foco.

3. Objetivos

Utiliza sempre um bloco de notas para os teus estudos na guitarra. Anota os teus objetivos e o que vais descobrindo durante os teus estudos. 

4. Menos esforço, mais sabedoria

Por vezes não conseguimos tocar determinada passagem e apenas precisamos de praticá-la um pouco mais. Contudo, existem momentos que não precisamos de praticar com mais intensidade mas mudar a nossa abordagem.

Por exemplo, podes estar a tocar uma passagem de um solo e essa passagem ser-te anatomicamente desfavorável, o que dificulta a execução. Ao invés de passarmos 10 horas a tentar melhorar essa passagem, talvez seja boa ideia experimentarmos tocá-la noutra zona do braço da guitarra. Dessa forma podemos descobrir uma forma muito mais favorável para tocar essa passagem.

Isto aconteceu-me com o solo da música Sweet Child O’Mine. Estive semanas a praticar a passagem mais difícil da música com progressos mínimos. Decidi alterar a digitação e a zona onde tocava as notas. Em menos de uma semana consegui tocar o que levara meses a estudar.

Com estas dicas talvez tenhas ficado mais animado/a para pegar na tua guitarra e tocar. Afinal quantas horas por dia devemos praticar guitarra? Já sabes que não são tantas como poderias imaginar. Afinal quem deseja ficar o dia inteiro fechado num quarto a estudar? 

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

    3 Comentários

  1. Tiago Bruno Dias Monteiro
    Tiago Bruno Dias Monteiro
    12 Junho, 2020
    Responder

    Bom dia Ricardo,

    para mim, o mais problemático é o foco no estudo.
    O estar focado não é fácil, mas tenho tentado manter um treino de 10 minutos e parar por 5 minutos.
    Tem ajudado.

    Abraço

  2. Luis Manuel Do Corgo alves
    22 Março, 2021
    Responder

    COMO E ? a 3 horas que eu estou deixando o meu comentario e nao tenho uma resposta valida ja sairam de servico ?alguem que assuma a responsabilidade de me dar uma resposta boa tarde

    • 22 Março, 2021
      Responder

      Luis já enviámos 3 respostas ao seu e-mail, continua a enviar-nos o mesmo e-mail como se não tivéssemos respondido. Não conseguimos ajudar mais que isto.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.