Quando o seu sonho morre e não sabe o que fazer a seguir

9 Maio, 2015 0 Comments Blog 344 Views
Quando o seu sonho morre e não sabe o que fazer a seguir

Liberdade sonhosPor: Jessi Frey

Você nunca é velho demais para definir um objetivo ou para viver um novo sonho” – C. S. Lewis

A minha chamada aconteceu no casamento de uma amiga à cerca de sete anos atrás. Alguém me perguntou o que eu fazia para ganhar a vida, e eu respondi honestamente: Sou cantora numa banda de rock. Ela achou que era porreiro, mas eu entrei num discurso retórico sobre como não era.

O trabalho criativo é definitivamente mais transpiração do que inspiração. As constantes viagens e shows até tarde são extenuantes. A parte do ‘negócio’ no ‘negócio da música’ é uma anedota.” Desabafei. Assim continuei. Como pode prever, ela ficou bastante chocada. Mas foram as palavras dela para mim que me fizeram parar: “Wow, tanta raiva!“.

O que me aconteceu? O meu sonho de viver da música tornou-se real. Era um sonho de infância, e eu era das poucas que realmente estava a viver esse sonho. Contudo, eu tinha raiva e amargura. Sentia que não estava com o controlo da minha própria vida e das minhas decisões, porque eu não geria o meu tempo, a minha localização, ou o meu dinheiro. Senti como se a minha banda mandasse em mim, porque a banda tinha sempre que vir primeiro.

Eu entendi que o meu sonho já não era o meu sonho. Algo que outrora me preenchia com excitação e paixão tornou-se um fardo. Era tempo de encontrar um novo sonho.

Estas mudanças são inevitáveis na vida. Pode já ter experimentado esta sensação quando deixou para trás um grande e importante sonho. Talvez uma relação tenha provado ser mais dolorosa que enriquecedora e tenha desistido do sonho de começar uma família.

Ou talvez começar uma família tenha feito o seu trabalho de repente parecer sem sentido, e perder doze horas a trabalhar agora pareça uma perda de tempo. Talvez você fosse um grande atleta e uma lesão forçou a que deixasse o desporto.

Estas são coisas que lutou forte para conseguir, e tomar a decisão de as deixar para trás, pode fazer com que sinta que cortou a parte mais importante da sua vida. É mais difícil desistir de um sonho que correr atrás dele. E agora?

Encontrar a próxima coisa para preencher o vazio do Grande Sonho provou ser algo muito mais difícil do que eu previa. Experimentei luto, vazio, e uma falta total de direção. Senti que estava a desperdiçar a minha vida. De repente eu tinha todo este tempo nas minhas mãos que eu podia utilizar para outras coisas, mas eu não sabia que outras coisas eram essas. Tudo parecia um pouco sem sentido. Faltava o grande plano.

O sonho costumava ser o meu pilar, algo que sempre me mostrou a direção a seguir. Sem o sonho, faltava-me a motivação e a razão para fazer qualquer coisa. Então como consegui sair desse buraco? Como encontrei a luz de novo? Isto foi o que eu fiz.

Dê tempo a si mesmo

Dê tempo suficiente a si mesmo para deixar o sonho antigo desaparecer. Permita as emoções de luto, raiva, depressão, e perda. Pode ser tentador ignorar esses sentimentos e saltar de cabeça para um novo projeto, mas primeiro enfrente o processo da morte do sonho anterior.

Permita a si próprio apenas SER. Dê passeios, escreva um diário, passe tempo com amigos. Esvazie-se da sua velha rotina e viva um dia de cada vez. Isto pode ser difícil se você for uma pessoa orientada ao objetivo, mas por vezes é bom dar tempo a si mesmo para orientar as ideias. Permita ter tempo e espaço suficientes para o seu novo sonho ter espaço para aparecer.

Experimente novas coisas

A sua nova direção e propósito podem ser radicalmente diferentes dos seus antigos. Dê a si próprio a oportunidade de explorar coisas completamente novas. Dê-se com novas pessoas, visite novos lugares, leia livros que nunca experimentou antes. Você pode encontrar um novo mundo que nunca tinha tido tempo para descobrir porque estava tão imerso no seu sonho. Este é o tempo para dar a si mesmo a oportunidade de experimentar algo novo. Não se force a encontrar uma nova paixão. Em vez disso, mantenha uma mente aberta. O que este maravilhoso mundo tem para nos oferecer?

Seja honesto consigo mesmo

Despenda tempo a aprender sobre o tipo de pessoa que você realmente é. O que você quer realmente na vida? Você mudou como pessoa?

É tão fácil ir pelo que as outras pessoas dizer ou tomar decisões baseadas nas expectativas de outras pessoas. Talvez as coisas tenham quebrado por uma boa razão. O seu sonho antigo não serve a pessoa que você é agora.

Re-defina o seu sonho

Questione-se questões brutalmente honestas. O que o sucesso é realmente para si? O que o faz realmente feliz?

Talvez você queria mais tempo, não mais dinheiro. Talvez você queira mais liberdade, não um trabalho mais desgastante. Quando se torna realmente consciente sobre o que é importante na sua vida, irá encontrar as primeiras pistas sobre como se parece o seu novo sonho.

[sm_hr]

Para mim, foi incrivelmente importante largar o antigo sonho que não mais me servia. Sentir amargura e raiva é bastante pior que sentir o vazio por um tempo. A mudança é difícil, mas enfrentar um tempo de dor é o caminho para mudar as coisas.

Por vezes o novo sonho e a nova direção podem ser encontrados nos lugares mais inesperados. Levou algum tempo para encontrar o meu mojo de novo. A vida muda, nós mudamos; faz sentido que os nossos sonhos também mudem ou pelo menos se transformem.

Encontrei um novo equilíbrio e uma nova direção quando comecei a diversificar  as minhas ideias de sucesso. Alcançar um sonho não deve ser sacrifício e dor. Deve ser alegria diária. O que você faz todos os dias é no que a sua vida se torna. O sonho é apenas a sua ideia do futuro. Focar-se em desfrutar todos os dias irá guiá-lo para o próximo grande sonho que é certo para si.

Comentários

Comentários

About author

Related articles

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!