Porque aprender Blues é tão importante

15 Setembro, 2014 0 Comments Blog 386 Views
Porque aprender Blues é tão importante

Um velho amigo apresentou-me o blues ainda antes de eu começar a tocar guitarra. Eu não estava habituado àquela sonoridade, mas havia algo que me atraía constantemente. Quando comecei a tocar logo cedo comecei a estudar blues. Desde aí o Blues tem sido uma grande influência para mim. O que quer que você toque, seja countryalternativa, rock, pop ou jazz, é sempre ótimo combinar estes e outros estilos com os elementos do blues.

Também há algo na escala pentatónica / Blues que não há em mais nenhuma escala. Aquela sonoridade profunda, de lamento, que toca na alma torna-se tudo vivo quando se toca no blues. Para o convencer a aprender blues vou mostrar alguns pontos importantes:

Raízes do Blues

Grande parte da música é derivada do Blues. Então quando está a aprender novas músicas irá ocasionalmente encontrar técnicas básicas do blues. Um dos primeiros músicos de blues foi Robert Johnson (1911-1938). Ele foi uma grande influência para guitarristas posteriores como Jimi Hendrix, Keith Richards, Eric Clapton, Bob Dylan e outros.

Blues na música Country

Os primeiros músicos de Country como Hank Williams e Johnny Cash também foram influenciados pelo blues e muita da sua música contém os elementos do blues. A influencia do blues continua a mostrar o seu brilho na música country moderna.

Do Blues ao Rock’n’Roll

A música blues também deu origem ao rock’n’roll. O Rock’n’Roll tornou-se enorme graças a músicos como Elvis Presley, Jerry Lee Lewis e Little Richard. Mais tarde bandas de Rock’n’Roll como os Rolling Stones e Led Zeppelin foram diretamente influenciados pelo blues. Os Beatles e outras bandas como os Doors também foram muito influenciadas pelo Blues.

Pop e Rock

Muita da música pop e rock atual é também influenciada pelo blues ou contém elementos do blues. Basta ouvir John Mayer, Adele, Katie Melua, Jack Johnson, Amy Winehouse, Ben Harper e por ai adiante.

Blues de 12 compassos

O blues de 12 compassos é uma progressão de acordes utilizada em quase todas as músicas de blues mas também em vários outros estilos.

Escala pentatónica / Blues

Esta é uma das escalas mais importantes na música ocidental. Uma vez que tenha dominado a escala pentatónica / blues estará apto para aplicá-la em vários estilos musicais como rock, metal, pop, country, jazz, etc. A maioria dos solos que ouve no rock, country e heavy metal são todos baseados na escala pentatónica. A escala pentatónica é também a escala mais fácil de aprender.

Lendas do Blues

Estes músicos de blues são razão suficiente para aprender blues: Robert Johnson, BB King, Albert King, Freddie King, T-Bone Walker, Stevie Ray Vaughan, Robbert Ford, Joe Bonamassa, Matt Schofield….

Para terminar

Aparte do facto do blues estar enraizado em muita da música atual é também incrivelmente divertido de tocar.

Comentários

Comentários

About author

Related articles

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!