fbpx

Os 6 hábitos mais importantes dos bons guitarristas

Deixe-me fazer-lhe uma pergunta. O que é que você quer alcançar exatamente como guitarrista? Qual é o seu foco? Qual o seu grande objetivo? Quer tornar-se um melódico guitarrista de blues, um velocista de metal, um compositor pop, ou um explorador do jazz? Quer iniciar uma banda, escrever, gravar a sua própria música para uma audiência? Ou ainda pode querer fazer dinheiro a tocar ou a dar aulas de guitarra. Seja como for, os que estão no topo delinearam o caminho para você seguir a mesma linha atrás deles. Os guitarristas mais bem sucedidos incorporaram os seguintes hábitos para garantir o seu caminho para o sucesso. Aqui vai:

1 Defina

Comece por definir o seu objetivo a longo prazo e onde quer chegar como guitarrista. O que deseja estar apto a tocar? Qual o tipo de som que deseja? Onde gostaria de estar daqui a 5 anos? Escreva os seu grande objetivo, para ver os passos necessários a dar dia a dia.

2 Divida em objetivos menores

Uma vez que tenha definido o seu grande objetivo, tudo o que quer adquirir com a guitarra, o tipo de música que quer tocar, o tipo de músico que se quer tornar, então é hora de começar a partir os seu objetivo em pedaços objetivos mais pequenos e começar com pequenas ações diariamente para se aproximar do seu grande objetivo.

Programe semanalmente os passos para cada dia. Assegure-se que estes são pequenos o suficiente para serem efetuados todos os dias, mas também que são importantes o suficiente para fazê-lo avançar. Comprometa-se a dar estes passos.

3 Invista

Crie boas doses de tempo para investir na sua guitarra. Seja seletivo nas suas atividades diárias, hobbies e hábitos. Aprenda a dizer não a coisas que são menos importantes e não contribuem para o seu objetivo guitarrístico. Liberte o máximo de tempo que conseguir para tocar a sua guitarra e praticar. Tente expandir esse tempo regularmente, proteger e melhorar a qualidade do tempo que despende na guitarra.

4 Reveja

Reveja regularmente o seu progresso. O melhor será talvez mensalmente. Está a concretizar os objetivos que delineou? O que precisa de trabalhar mais? Ainda está no caminho certo? Se não está e não está a seguir bem o seu programa então recrie os seus objetivos para o fazer funcionar melhor para si. Isto pode levar algum tempo de tentativa e erro, já que você precisa de se conhecer bem e começar a entender os seus limites.

5 Colabore

Encontre músicos que partilhem os mesmos interesses, ideias, sonhos e objetivos que você. Jogue em equipa. Encontre pessoas com diferentes qualidades que o ajudem a alcançar os seus objetivos.

6 Mantenha-se apaixonado

Se estiver verdadeiramente apaixonado em relação aos seus objetivos e se diverte no seu caminho então você já venceu. Se não está a gostar do caminho então altere um pouco as coisas à sua volta e torne-as divertidas de novo.

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.