fbpx

Como superar o medo do palco

A maioria dos músicos terá de lidar com a ansiedade do palco mais cedo ou mais tarde. Existem músicos profissionais que se debatem com a ansiedade em todos os shows enquanto outros conseguem superá-la. O nervosismo é insuportável mas uma vez que começa a tocar se estiver focado a sua ansiedade desvanece automaticamente. Uma vez  que comece a tocar pelo menos semanalmente provavelmente o seu nervosismo passará por si só.

Contudo podem haver mudanças, novas experiências, situações inesperadas, palcos maiores, pessoas diferentes, maiores plateias e terá de lidar com essa ansiedade de novo. No entanto, se estiver cientes de algumas simples regras e se der os passos necessários essa ansiedade começa a ser tolerável e eventualmente desaparece. Uma grande parte está nas suas mãos e é fácil de obter.

A ansiedade simplesmente aparece por uma preocupação com o futuro, o desconhecido, pensar no que pode acontecer (e a mente apenas imagina o que pode acontecer de negativo), medo do julgamento dos outros, pensar em todos os “se’s” torturando-se a si próprio. Estes cenários criados pela sua mente são todos cenários não existenciais, ou seja não estão para além da sua mente, só estão vivos na sua cabeça. Esta é a teoria, mesmo assim tem de lidar com esta realidade. No entanto existem algumas dicas para o ajudar a desfrutar da sua experiência no palco e acalmar a mente perturbada.

Esteja no momento presente

Independentemente das “vozes” na sua mente que o torturam com as ideias e preocupações estarem presentes, deixe-as ir, concentre-se e foque-se no que está a tocar, deixe-se mergulhar no momento, sinta a música dentro de si. Atenção: Deixar os pensamentos negativos irem embora é diferente de tentar reprimi-los, tentar reprimir e expulsá-los só irá piorar a situação, aceite-os, mas simplesmente comece a focar a sua atenção no que está a fazer no momento presente. Notará que a única maneira dos pensamentos negativos desaparecerem é dissiparem-se por si só, como uma fogueira sem lenha.

Sempre que tiver consciência de um pensamento negativo, tenha consciência que é uma pensamento negativo, mas não acredite no que lhe diz, nem tente expulsá-lo, reconheça-o, cumprimente-o e deixe-o ir embora sozinho focando-se noutra coisa.

Quebre as regras

Muitos músicos actuam de certas formas em palco, porque as pessoas podem ter uma expectativa do seu comportamento em palco. Isto pode ser sufocante. Apanhe as pessoas desprevenidas e faça o contrário. Seja diferente. Quebre as regras e pense fora da caixa. Seja livre e deixe de lado as fórmulas, processos e rituais. Seja você mesmo!

Prepare-se

PalcoPara perder o medo do palco prepare-se o melhor que conseguir. Memorize as letras tão bem de forma a sentir que é quase impossível esquecer-se delas. Se necessário imprima as letras e cole-as no chão. Saber que tem ali as letras para uma eventual “branca” já irá reduzir o seu nervosismo.

Aprenda os acordes, riffs e solos tão bem quanto possível. Pratique a intro, verso, refrão, ponte, solo tudo separadamente e pratique toda a música do início ao fim sem falhar vezes e vezes sem conta. Pratique a sua performance do momento que entra no palco ao momento que se vai embora. Pratique a forma como se vai apresentar em palco e como vai sair. Antes do seu show num palco real pratique num palco falso em frente a algum amigo ou familiar ou alguém que conheça. Tudo isso irá lhe dar confiança para encarar o palco real. Uma preparação sólida cria confiança e limpa grande parte da ansiedade.

Goste do seu público

Não veja o seu público como pessoas que estão ali para o criticar. Nem pensar! O público está ali para desfrutar da sua música, para ter um bom momento. E você está a viver o sonho deles! O sonho de tocar em palco. Não veja o seu público como um inimigo, veja-o como seus amigos com quem você quer passar um bom momento, falar com eles e divertir-se com eles.

Deixe o seu ego de lado

Não se leve tão a sério. Não tente ser algo que você não é. Seja você próprio e relaxe. Aceite a sua imperfeição. O seu ego quer que você seja perfeito, mas chute a bunda do seu ego e seja uma pessoa descontraída que não se importa de errar e apenas quer tocar a música, divertir-se e partilhar com os outros. Não toque para impressionar, toque para se divertir!

Exponha-se ao seu medo mais profundo, no final o medo não terá poder e o medo da liberdade encolhe-se e desvanece…E então você é livre. – Jim Morrison

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.